SEC promove painel do DCRB sobre itinerários de Matemática e Ciências da Natureza

Com o objetivo de auxiliar na compreensão da proposta do Documento Curricular Referencial Bahia (DCRB) do Ensino Médio, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está promovendo painéis para que os redatores do texto-base possam apresentar a nova arquitetura curricular do Ensino Médio. Iniciados no dia 14 de junho, os painéis seguem até esta quarta-feira (21), na plataforma Microsoft Teams. Nesta terça-feira (20), as discussões foram em torno do tema “Itinerário de Matemática e itinerário de Ciências da Natureza”, com o foco na Educação Integral em Tempo Integral.

A professora Adriana Sousa, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), de Vitória da Conquista, dialogou sobre o itinerário de Matemática. “A Matemática realmente está em absolutamente tudo: na natureza, nas construções, nos jogos, nos computadores, na alimentação e em tantas outras coisas que a gente nem imagina. Então, essa construção que a gente tenta dia a dia, em sala de aula, é para mostrar que, embora algumas pessoas vejam a Matemática como vilã, ela está mergulhada em todos os outros componentes. Foi nessa construção que a gente colocou as nossas contribuições”, afirmou.

Os técnicos Duwillami Arruda e Altair Cerqueira, da coordenação de Educação Ambiental e Saúde da SEC, abordaram possibilidades dentro do DCRB que dialogam com os projetos da SEC Educação Ambiental, Saúde na Escola, Alimentação Saudável, Educação Fiscal, Financeira e para o Consumo. “Dentro da temática da promoção da saúde, por exemplo, temos o projeto Saúde na Escola, com o qual a gente discute dentro do currículo as questões que dizem respeito à saúde e à qualidade de vida. Na temática da Educação Financeira e Educação para o Consumo, trazemos a Matemática Financeira e outras que enriquecem e diversificam o currículo”, destacou Duwillami.

Sobre o DCRB - O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) é o normativo estadual que visa orientar os sistemas, as redes e as instituições de ensino da Educação Básica do Estado, na elaboração dos seus referenciais curriculares e/ou organização curricular escolar, por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Está aberta até o dia 12 de agosto, clicando aqui, a consulta pública para que a comunidade possa ler o documento e fazer suas contribuições, através de formulários virtuais.

A live ainda contou com a participação do diretor de Educação Integral da SEC, Astor Viana; do coordenador executivo de Projetos Estratégicos, Marcius Gomes, e técnicos da SEC.