SEC realiza minicurso sobre pesquisa e inovação para desenvolvimento de projetos científicos

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa Ciência na Escola, realizou, nesta quinta-feira (10), mais uma edição de minicursos voltados à iniciativa científica, desta vez com o tema “Pesquisa e inovação: metodologias ativas para o desenvolvimento de projetos científicos na Educação Básica”. A atividade pedagógica virtual foi dirigida a 250 estudantes inscritos da rede estadual de ensino.

O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou a importância da retomada da agenda de formação do Ciência na Escola. “É de fundamental importância trazer os nossos estudantes envolvidos com a educação científica. Temos tido na rede uma procura intensa desses cursos do programa. Ontem saiu a instrução normativa da SEC e, assim, tudo que estamos desenvolvendo aqui vai ser adotado como complemento para a carga horária estipulada na matriz curricular do ano letivo”.

Mediadora da live, a coordenadora do Programa Ciência na Escola, Patrícia Oliveira, destacou a importância dos minicursos, que continuarão nos dia 17 e 22, e incentivou os participantes à FECIBA. “O objetivo passa pela perspectiva de fomentar e instrumentalizar os estudantes que desenvolvem projetos de investigação científica nas escolas, especialmente para os que desejam participar da 9ª FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), cujas inscrições prosseguem até o dia 2 de julho e será realizada em formado virtual, entre os dias 25 e 29 de outubro”.

>> Faça aqui sua inscrição para a 9ª FECIBA (https://bit.ly/3webHXS)

Para contar a sua experiência como jovem cientista da rede estadual, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria Júnior Menor da FECIBA de 2019, foi convidada a estudante Júlia Fernanda Costa Gama, 16 anos, 2° ano, do Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista. Junto à colega Ana Luísa Oliveira Gomes, Júlia foi premiada na feira com o projeto “Forno e fogão solar”. “A pesquisa é fundamental para nós, estudantes, descobrirmos coisas que podem nos abrir oportunidades", relatou.

O professor palestrante Fabiano Zuin Antônio, que é vinculado à rede do Centro Paula Souza, em São Paulo, falou da importância de exercitar a curiosidade intelectual e o pensamento crítico/científico e a criatividade. “Não tem como falar de iniciação científica sem falar o porquê de fazê-la. E isso nos remete à nossa  BNCC (Base Nacional Comum Curricular ), que também aborda sobre o pensamento científico, crítico e criativo para investigar; elaborar e testar hipótese; formular e resolver problemas; e criar soluções”.