SEC realiza roda de conversa voltada à Campanha do Agosto Lilás

Fotos: Flaviny Najara/ SECBA

Dentro da programação da Campanha Agosto Lilás, a Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta sexta-feira (9), no auditório do órgão, em Salvador, uma roda de conversa junto à comunidade escolar da rede de ensino. A ação envolveu temas ligados ao enfrentamento da violência contra a mulher, como as leis federais Maria da Penha e Carolina Dieckmann. Participaram estudantes e professores do Colégio Estadual Vila Canária, autoridades ligadas à Segurança Pública e representantes da SEC. O evento pode ser conferido no Canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), através do link https://www.youtube.com/watch?v=bGXuShZL-iE.

Representando a secretária Rowenna Brito, a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy falou sobre a iniciativa do Agosto Lilás como iniciativa para sensibilizar e conscientizar a sociedade a respeito do fim da violência contra a mulher. “Temos que estar unidos para tratarmos desta importante pauta, no momento em que a Lei Maria da Penha (11.340/2016) está completando 18 anos e nossa rede de ensino pode ser agente multiplicador de orientações e informações para contribuir na transformação de comportamentos masculinos. Apesar de todos os avanços, a exemplo da criação de delegacias da mulher, da Ronda Maria da Penha e da Casa da Mulher Brasileira, ainda temos muito a fazer, frente aos índices alarmantes de violência contra a mulher”.

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Periperi, Iola Nolasco, destacou a importância do trabalho realizado em redes, como a da Educação e da saúde. “Nós, da Secretaria de Segurança Pública, e o Governo do Estado temos implantado uma rede contra a violência doméstica. Portanto, não é um trabalho unicamente da Polícia Civil, que conta, hoje, com 15 Delegacias da Mulheres. É importante discutir sobre esta pauta com toda a sociedade, lembrando que o ciclo da violência é gradual”.

Estiveram presentes, ainda, da Roda de Conversa Agosto Lilás a coordenadora executiva de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Ana Clara Auto; e a assistente social Ana Cristina dos Santos e a psicóloga Letícia Figueiredo, ambas do Programa Saúde e Valorização do Professor (Pasvap), da SEC. O evento contou, na abertura, com a apresentação do Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia.

Agosto Lilás – Durante todo o mês, as equipes multidisciplinares de Saúde do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor realizarão atividades nas escolas estaduais dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) para dialogar a respeito da importância de promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. A campanha, ancorada na Lei Maria da Penha, integra um conjunto de iniciativas visando dialogar com docentes, discentes, trabalhadores e comunidade escolar a respeito do tema urgente, frente aos indicadores que apontam a alta violência contra a mulher. Criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha – Lei Federal nº 11.340/2006 –, que assegura a proteção contra todas as formas de violência em contexto de relações domésticas, familiares e íntimas de afeto, bem como protege a integridade física, psicológica, sexual, patrimonial e moral da vítima.