SEC realiza visita técnica à nova estrutura escolar de Feira de Santana

Foto: divulgação
A Região do Portal do Sertão vive a expectativa da entrega de mais uma unidade escolar da rede estadual de ensino: o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Ana Angélica Vergne de Morais, em Feira de Santana, a 116 quilômetros da capital baiana. Nesta quarta-feira (24), técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizaram uma visita para conferir os últimos preparativos para a sua inauguração, que acontecerá nesta quinta-feira (25).

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da educadora Ana Angélica para os ensinos Médio e Superior da região. “Esta é uma entrega significativa. É o reconhecimento pelo trabalho realizado pela professora, seu engajamento com a Educação. É o Governo do Estado reafirmando sua responsabilidade não só com o Ensino Médio, como também com o Fundamental, porque o município de Feira de Santana não realiza esse atendimento e precisamos garantir esse direito aos estudantes”, disse, ressaltando a importância da nova estrutura, que prestará um atendimento integral aos estudantes, garantindo sua permanência, bem-estar, segurança e, sobretudo, seu aprendizado para sua formação como pessoas melhores e bons profissionais para o mundo.

Com investimento de R$ 35,2 milhões, a nova estrutura construída segue o modelo que vem sendo adotado em toda a Bahia pelo Governo do Estado e conta com 24 salas climatizadas, laboratórios, salas multifuncionais, teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, guarita, subestação, biblioteca e espaço administrativo, além de quadra poliesportiva coberta, piscina semi olímpica, vestiário e campo de futebol society com pista de atletismo.

Murilo Cerqueira, diretor do Núcleo Territorial de Educação de Feira Santana (NTE 19), pontuou a importância dos investimentos que o Governo do Estado vem realizando na área da Educação na região, não só ligados à melhoria da infraestrutura, como também à implementação de novos programas e projetos voltados para os estudantes e a formação continuada dos educadores.
“É uma evolução, digamos assim, no sentido educacional do nosso Estado e do nosso território. Só neste mês de julho, esta é a terceira unidade entregue. Quando pensamos em equipamentos e laboratórios, por exemplo, são recursos investidos em Educação, com esse modelo, em todas essas unidades escolares, que vão atender todas as cidades do Portal do Sertão”, comemorou.

Fotos: Amanda Chung
A nova estrutura atenderá a 1.200 estudantes, do Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos matutino, vespertino e noturno, que antes frequentavam o antigo Colégio Estadual José Ferreira Pinto.  Para a vice-diretora da escola, Claudijane Leal da Silva, o novo espaço representa também uma nova era para os alunos, que passam a estudar em tempo integral. “Contamos agora com uma quadra coberta,  um teatro, um restaurante, sem falar nos laboratórios de Química e Física e na nova biblioteca. Os estudantes estão maravilhados. É uma dádiva. Um estímulo para eles, que passam a ter mais conforto, mais recursos pedagógicos e alimentação de qualidade. A cada hora é uma nova descoberta”.

Na oportunidade, a equipe da SEC também realizou uma visita ao Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand  (CIEAC), no bairro do Sobradinho, no município, que também será contemplado com serviços de melhorias em sua infraestrutura.