SEC realiza visitas técnicas em unidades escolares do sudoeste baiano

Fotos: Yasmin Marinho
A equipe gestora da Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em agenda de trabalho no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (7). A missão é acompanhar os preparativos para a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral de Planalto, que ocorrerá neste sábado (8). Em paralelo, o grupo visita os colégios estaduais Camillo de Jesus Lima e Padre Luiz Soares Palmeira, em Vitória da Conquista, que estão passando por melhorias na infraestrutura.

"É um investimento significativo para a região. Essa entrega, no sábado, em Planalto, tem muito impacto na vida das pessoas. E, em Vitória da Conquista, estamos com duas obras em fase de conclusão. Uma delas, inclusive, é do Colégio Padre Luiz Soares Palmeira, que está localizado em um bairro afastado do centro e, ao longo da sua história, nunca teve a atenção dos governantes. Essa obra é uma alegria. Representa a concretização de um sonho", declara a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

A tarefa de construir, ampliar e modernizar as unidades escolares é vista como essencial para a melhoria da qualidade da educação na rede estadual. A nova estrutura do colégio em Planalto segue o padrão adotado pelo Governo do Estado em toda a Bahia, com salas climatizadas, teatro, vestiário, restaurante estudantil e espaços para esporte e lazer. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Planalto, Priscila Sanches, a última reforma foi realizada há mais de 20 anos. “Quem não aprende melhor com conforto? As aulas de Biologia, Química e Física, por exemplo, estão mais dinâmicas com a implementação do laboratório”, exemplifica.

Os estudantes Ícaro Sampaio e Paola Alves elogiaram as melhorias, destacando o conforto das novas instalações e a qualidade dos equipamentos esportivos. Paola comenta que passar o dia inteiro na escola é melhor em um ambiente confortável, enquanto Ícaro ressalta a importância das reformas nos equipamentos esportivos, que aprimoram as oficinas de vôlei.

Vitória da Conquista - Em Vitória da Conquista, das 115 ampliações de unidades escolares, 13 foram entregues, 59 estão concluídas e 34, em andamento. Além disso, a modernização de 94 unidades está em curso. Lenira Souza, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Vitória da Conquista, que abrange 47 escolas, disse: “Essas melhorias, além de nos trazer alegria, confirmam o compromisso que o Governo do Estado tem com uma educação cada vez mais inclusiva”. A equipe da SEC também participa da 53ª Exposição Nacional Agropecuária para a entrega de equipamentos para a Agricultura Familiar.