Secretária Adélia Pinheiro reúne reitores de universidades estaduais

Fotos: Claudionor Jr / SECBA

Nesta segunda-feira (16), a secretária da Educação, Adélia Pinheiro participou da primeira reunião com os reitores das quatro universidades estaduais baianas. O encontro teve como pauta o fortalecimento do Ensino Superior no Estado e a participação das instituições nas políticas públicas da Educação. Estiveram presentes a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori Lima; o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes; a reitora em exercício da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi; e o reitor da  Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Luiz Otávio de Magalhães.

Adélia Pinheiro ressaltou a importância das universidades públicas baianas e disse que as instituições terão um papel importante no enfrentamento de problemas sociais. “Tivemos uma reunião com os reitores para alinharmos a participação das instituições em dois chamamentos do governador Jerônimo Rodrigues: o combate à fome e ao analfabetismo. Além disso, conversamos sobre as principais demandas das universidades e definimos o fluxo de trabalho entre as reitorias e o gabinete da secretaria”.

Adriana Marmori, que também é presidenta do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais Baianas, disse que a reunião demarcou a importância das universidades públicas estaduais para o desenvolvimento do novo projeto de gestão governamental. “Foi um convite ao diálogo permanente e ao engajamento nos programas de erradicação do analfabetismo e fortalecimento da Educação Básica. Considero um cenário promissor e decisivo para encaminharmos as soluções das principais pautas das universidades, a exemplo da ampliação do quadro de pessoal e valorização dos servidores”.

O reitor Alessandro Fernandes conta que o momento é de esperança por dias melhores. “Percebo que os servidores e profissionais do setor estão esperançosos com o atual momento. Tivemos, nos últimos anos, mudanças substanciais com a construção e reforma de escolas e vamos debruçar os esforços para cuidar das pessoas, não só dos alunos e servidores, mas da Educação como um todo. Nós, reitores, estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso para que a Educação baiana se destaque com índices ainda mais positivos”.