Secretaria apresenta balanço do Pacto a secretários municipais de Educação

Karla Mychely Teles de Miranda Santana é secretária de Educação de Licínio de Almeida. Ana Luzia de Almeida Caldas ocupa o mesmo posto em Nazaré das Farinhas. Já o colega Valdemir Soares Martins comanda a pasta da Educação em Lagoa Real. Vivendo em áreas distantes, todos eles atuam no dia a dia com uma preocupação: melhorar a qualidade da educação pública.

Para isso, eles apostam no Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceira com os municípios baianos. O Pacto tem como objetivo assegurar que todas as crianças de escolas públicas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.

Conheça o site do Todos pela Escola

Dando prosseguimento às ações de fortalecimento do Pacto, a Secretaria da Educação do Estado reuniu na sexta-feira (30), em Salvador, 217 secretários e dirigentes de Educação dos municípios, que aderiram ao programa, para fazer um balanço das ações já realizadas. O encontro contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Otimistas com o Pacto, os gestores municipais falaram com entusiasmo sobre o programa.

“Como o próprio nome diz, o Pacto realmente é um pacto. O programa só veio para somar. É importante saber que, para fortalecer a nossa educação, não estamos sós. Estamos juntos. E quando todo mundo está junto em prol de um objetivo, a gente consegue alcançá-lo”, diz a secretária de Licínio de Almeida, Karla Mychely Santana.

Secretária de Educação de Nazaré das Farinhas, Ana Luzia Caldas também está confiante nos resultados. “Pelo que já conhecemos do Pacto esperamos resultados muito positivos para a qualidade da nossa educação. O programa não anula nossa experiência nem o que viemos fazendo pela educação, ele só soma. Para o município, foi muito bom aderir”, avalia.

Assista à matéria sobre o encontro

Mas não apenas os gestores municipais estão entusiasmados com o Pacto. O secretário Osvaldo Barreto também comemora as adesões. “Colocamos como meta inicial trabalhar com 200 prefeituras e já estamos com 217. Outras 100 já declararam o interesse em aderir. Esse é um movimento político na construção de uma política pública de educação. Estamos irmanados para garantir às crianças do Estado o direito de aprender”, disse.

No intuito de efetivar uma proposta diferenciada de alfabetização, cujo propósito é alfabetizar letrando, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia já distribuiu livros e materiais didáticos para os estudantes e professores alfabetizadores de 7.244 escolas dos 217 municípios que já aderiram ao Pacto.

Também está oferecendo a formação dos profissionais e garante o monitoramento do programa. Em contrapartida, os municípios disponibilizam coordenadores e formadores municipais, asseguram o deslocamento da equipe para participar da formação e a logística para a formação no município

Veja mais fotos do encontro

São ações como estas que reforçam a importância do programa. “O Pacto é um caminho para consolidarmos o fortalecimento da união entre Estado e Município. Só vamos conseguir superar as dificuldades na educação se atuarmos juntos de forma integrada”, avalia o presidente da União de Dirigentes Municipais (Undime), Luiz Valter de Lima.

O Pacto, hoje, conta com a adesão de 217 prefeituras. A meta é congregar todos os 417 municípios baianos. Quem ainda não aderiu pode manifestar o interesse, enviando solicitação para o email pacto@educacao.ba.gov.br.