Secretaria avalia intervenções na infraestrutura de escolas em Lauro de Freitas

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado está intensificando o levantamento das demandas voltadas à infraestrutura das escolas estaduais. E foi com este objetivo que o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhando pela equipe técnica da Secretaria, visitou, neste sábado (9), o Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira e o Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, em Lauro de Freitas.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a inciativa. “Nós temos um compromisso do governador Rui Costa com a aprendizagem para a cidadania, para o mundo do trabalho, para cuidar da cidade, do bairro e da escola. Então, é esta a intenção em viabilizar e fortalecer o processo de aprendizagem para este olhar”, afirmou Jerônimo.

Para o secretário, as intervenções na rede física contribuem para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Na verdade, estamos focados em uma Educação Integral. E para que os nossos estudantes possam ter o conforto suficiente, para que as escolas garantam um ambiente sadio e profissionais qualificados, a orientação do governador é para que a gente possa cuidar da estrutura física das escolas e do processo de formação intenso, de modo que a capacidade intelectual de aprendizagem também seja fortalecida e toda a estrutura de pessoal, como professores e coordenadores pedagógicos”, ressaltou.

Ainda em Lauro de Freitas, o secretário visitou as instalações do Centro Social Urbano (CSU), que presta serviços como creche, atendimento às mulheres, cursos e atividades de lazer, práticas esportivas e eventos. O secretário também esteve na Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, localizada na comunidade de Jambeiro, no distrito de Areia Branca, sempre acompanhado pela prefeita Moema Gramacho.

Na oportunidade, Jerônimo Rodrigues falou sobre o regime de colaboração com os municípios. “Neste caso aqui de Lauro de Freitas, temos uma preocupação porque é uma cidade que tem uma quantidade muito grande de estudantes da rede estadual e precisamos fazer com que as nossas escolas daqui no município, em parceria com a prefeitura, possam acomodar bem os profissionais de Educação e os estudantes”, afirmou, ao salientar a importância do envolvimento das famílias para o desenvolvimento dos alunos. “Nós queremos muito que os diretores e vice-diretores e toda a nossa equipe contem com o envolvimento das famílias, para que os pais, as mães e os responsáveis possam acompanhar a aprendizagem dos nossos estudantes”.

A vice-diretora do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, Terezinha Mazzucchi, falou sobre este suporte do órgão central. “A visita tem sido plausível desde quando a escola vem passando por um processo de intensa mudança na parte estrutural, na fiação elétrica e pintura das paredes. Além disso, temos as demandas estruturais do anexo da escola e que agora poderão ser sanadas, a partir da análise da equipe e do secretário”, frisou a gestora.