Secretaria da Educação do Estado amplia projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas para o interior da Bahia

O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares será ampliado para o interior baiano.  Além de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana, o projeto será expandido para os municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Eunápolis, Valença e Alagoinhas. A iniciativa, desenvolvida a partir de 2012, pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), visa reduzir os danos causados pelo uso de álcool e substâncias psicoativas.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Para o coordenador do projeto na Secretaria da Educação do Estado, Sérgio Brachmans, a iniciativa irá contribuir para uma maior conscientização sobre os riscos causados pelas drogas. “Entendemos que essas ações devem ser encaradas não com um olhar punitivo ou repressivo, mas como um trabalho executado por profissionais que estão ao lado dos nossos jovens com o objetivo educativo”, afirma.

A coordenadora adjunta do projeto pela Ufba, Marlene Barreto Miranda, destaca que a ideia é que a discussão sobre a temática das drogas seja parte da estrutura pedagógica de forma transversal. “Quanto mais se compreender que o assunto pode fazer parte do universo juvenil e de sua formação e, por isso, não deve ser relacionado com a marginalidade, o trabalho de prevenção será mais otimizado”, pontua, ressaltando que, como foi feito no primeiro ano do projeto, “serão promovidos cursos de formação para professores e gestores escolares ligados aos nove NRE contemplados”, considera.

Telecorad – Uma das ações do projeto, já disponível para todo o Estado, é a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). Com atendimento gratuito aos profissionais da área de Educação, a iniciativa funciona como uma central telefônica, que pode ser acionada pelo número 0800-075-5547, garantindo o anonimato. A ferramenta oferece, ainda, informações e orientações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica.

Os diretores das escolas nas cidades que serão atendidas pelo Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares precisam aderir por meio do preenchimento de ficha de inscrição, disponível clicando aqui, que deverá ser enviada para o email: reducaodedanos@educacao.ba.gov.br