Secretaria da Educação do Estado da Bahia reinaugura duas escolas em Cajazeiras

Na próxima segunda-feira (29/9), o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, reinaugura, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, o Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras V) e o Colégio Estadual Batista Neves (Cajazeiras IV), às 9h e às 11h, respectivamente. As unidades foram reformadas com investimentos da ordem de R$ 1 milhão.

“O Edvaldo Brandão atende a esta comunidade há 35 anos. É a maior escola do bairro, uma referência para os moradores. Essa reforma atende à solicitação da comunidade, melhorando a infraestrutura e trazendo mais segurança. Isso reflete na motivação dos estudantes e no aprendizado”, contou a diretora do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, Firmina Viterbo. A unidade ganhou reforma da rede elétrica, ampliação do muro, pintura e requalificação da fachada, entre outras melhorias.

Os estudantes também aprovaram. “A aparência da escola melhorou. Estou mais feliz porque frequento um colégio seguro e com uma boa estrutura. É um orgulho dizer para os meus colegas que eu estudo no Edvaldo Brandão. Agora, o nosso papel é o de conservar a escola, porque esta foi uma grande conquista”, declarou o estudante do 2º ano do ensino médio, João Paulo Silveira dos Anjos, 17 anos. Concordando com o colega, Williams dos Santos Reis, 17 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, acrescentou: “eu chego à escola e me sinto melhor. Quando a gente percebe que as pessoas estão trabalhando para o bem da unidade, a gente sente até mais prazer em vir à escola e em aprender”, disse.

No Colégio Estadual Batista Neves, o impacto da reforma não foi diferente. “A obra traz outra motivação para os estudantes e melhorou o ambiente escolar”, disse a diretora da unidade, Luciene Tavares, sobre a obra que incluiu a ampliação do muro e pintura das salas. Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Carlange Oliveira Souza, a reforma influencia, também, no aprendizado. “A pintura trouxe um clima mais agradável para as salas de aula. Estudar em um ambiente legal é um estímulo para a gente aprender mais”.

Investimentos – Nos últimos sete anos, o Estado investiu mais de R$ 499,9 milhões em construção, reforma e manutenção da estrutura física das escolas em toda a Bahia, incluindo unidades em localidades rurais, indígenas e quilombolas. Na última semana, três unidades foram inauguradas: o Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, em Valença; o Colégio Estadual Presidente Médici, no distrito de Roda Velha, no município de São Desidério; e o Colégio Estadual Jane Assis Peixoto, no distrito de Posto do Mato, em Nova Viçosa.