Secretaria da Educação do Estado define ações voltadas à sustentabilidade hídrica nas escolas

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado está definindo um conjunto de ações voltadas à sustentabilidade hídrica nas escolas estaduais. O assunto foi pauta de um encontro, nesta quarta-feira (13), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e Marcus Bulhões, diretor-presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O objetivo é garantir água de qualidade nas escolas para os múltiplos usos, a partir de projetos como perfuração de poços artesianos. Ainda participaram da reunião o subsecretário da Educação, Danilo Souza, e equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado.

O secretário Jerônimo Rodrigues afirmou que a iniciativa integra um conjunto de políticas públicas voltadas à melhoria da Educação no Estado. “O governador Rui Costa, deste o primeiro mandato, que vem tratando da necessidade das escolas terem água para os diversos usos, como para alimentação, higiene, paisagismo e projetos de laboratório. E como existe a determinação de aperfeiçoarmos as estruturas físicas das escolas com refeitório, biblioteca, laboratórios, quadra de futebol e piscinas, a ideia é já incorporamos nessas ações poços em parceria com a CERB”, destacou.

Jerônimo ainda ressaltou como a ação pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes e para a comunidade escolar. “Vamos, também, montar uma agenda de formação sobre o uso racional da água voltada à conservação dos recursos hídricos. Isto reflete o compromisso que o governador tem pela qualidade da aprendizagem, a partir da infraestrutura física das escolas e a água é fundamental neste contexto”, enfatizou.

O diretor-presidente da CERB, Marcus Bulhões, explicou como o projeto será implementado. “Esta é uma solicitação do governador para que realizemos o trabalho junto à Secretaria da Educação do Estado, beneficiando escolas em todo o território da Bahia. Vamos fazer, inicialmente, o levantamento das escolas e suas estruturas para verificarmos as condições de instalação de poços, que forneçam uma água de qualidade para o consumo e higiene, entre outras funções”, ressaltou.