Secretaria da Educação do Estado inaugura escola do ensino médio em Itapicuru

A comunidade de Lagoa Redonda, no município de Itapicuru, a 250 quilômetros de Salvador, está em festa. Ao som do Grupo de Fanfarra do município e fogos de artifícios foi inaugurado oficialmente, na sexta-feira (04/07), o Colégio Estadual Professora Maria Freire Anunciação Silva. Com a presença do secretário Osvaldo Barreto, a cerimônia contou com a participação de estudantes, pais de alunos e gestores.

O secretário Osvaldo Barreto, nascido em Itapicuru, fala da importância da implantação de uma escola na região e destaca que a inauguração faz parte das ações do Governo do Estado para beneficiar cada vez mais os estudantes na Bahia, ampliando a oferta e a qualidade do ensino na rede estadual. “Acho que é um equipamento fundamental para uma comunidade que chega a seis mil habitantes e tem uma demanda grande para o ensino médio. Isso faz parte de um conjunto de políticas sociais que o Governo realiza para atender as comunidades mais carentes com um serviço de qualidade”, diz.

Com uma capacidade para 501 estudantes, o colégio conta com seis salas de aula, um laboratório de informática e uma sala de vídeo, além de cantina e área administrativa. Segundo a diretora Andréa Nunes da Silva, outros projetos já estão sendo encaminhados. “Temos um ótimo espaço e já estamos nas tratativas para viabilizar a quadra poliesportiva”, explica.

Andréa também ressalta a empolgação dos estudantes e pais de alunos em ter a oportunidade de estudar em uma unidade escolar no seu município. “Quando a comunidade soube que seria inaugurada uma unidade escolar para o ensino médio, houve uma movimentação grande de procura por informações para matrícula”, diz.

Muito empolgada, a estudante do 2º ano, Josefa Larissa Barbosa, 15 anos, fala da satisfação de poder estudar em uma escola de Lagoa Redonda. “Antes, eu estudava em outro município, mas é muito melhor poder frequentar um colégio na minha cidade. Sinto-me parte da escola”. Micaela Alcântara dos Santos, 16 anos, fala da alegria de fazer parte da rede estadual de ensino. “A experiência está sendo ótima. Os professores são muito bons e podemos dizer com orgulho que fazemos parte da rede estadual de educação”, ressalta.