Secretaria da Educação do Estado inaugura novo Centro Territorial de Educação Profissional em Medeiros Neto

O novo Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Medeiros Neto, localizado no município Medeiros de Neto (a 736 km de Salvador), foi inaugurado nessa quinta-feira (4), pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A unidade de ensino, que oferece, inicialmente, dois cursos técnicos – Agroecologia e Informática –, está sediada em prédio ampliado e reformado, que passou a contar com auditório, laboratório, refeitório e cozinha.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, destaca a importância da unidade para a região. “Este CETEP vai fortalecer a Educação em todo o território, a partir de uma oferta qualificada de cursos técnicos, inclusive voltados para a Educação do Campo em regime de alternância, onde os estudantes passam um ciclo de dias em internato na escola e outro em atividades de campo. Este prédio foi completamente ampliado e reformado para receber esta unidade de ensino, que está funcionando em uma localização estratégica para receber estudantes também de outros municípios do entorno”.

A estudante do curso de Agroecologia, Daniela Cruz, 25, relata que a criação de um CETEP na sua cidade superou as suas expectativas e aumenta as suas perspectivas para ingressar no mundo do trabalho. “Está sendo uma grande oportunidade para nós, moradores de Medeiros Neto e de cidades vizinhas que, agora, não precisaremos mais nos deslocar quilômetros para estudar em Teixeira de Freitas. Com esta capacitação, podemos nos inserir mais facilmente no mercado de trabalho, por meio das empresas da região. Estou muito feliz”, conta.

A professora de Introdução à Educação no Campo, Joselha Costa, do curso técnico de Agroecologia, também fala com entusiasmo sobre a inauguração do CETEP. “Posso falar com propriedade sobre a importância da Educação Profissional na vida das pessoas, já que vim de uma Escola Agrícola. Para a região, é um ganho muito significativo, porque abre-se portas para que os moradores se insiram no mundo do trabalho com capacitação adequada”.

Vindo de uma família de origem no campo, a vice-diretora do CETEP Medeiros Neto, Laene Lopes, realça a importância da unidade para a região. “Conheci de perto as dificuldades do homem do campo, a logística complicada de ter que deixar seu município para estudar em outra cidade e as dificuldades das famílias para bancar esses custos de locomoção. Além do mais, a escola vem para atender às necessidades de uma clientela que vive em uma região essencialmente agropecuária e, para ter oportunidades de trabalho, é preciso ter conhecimentos técnicos e acesso às tecnologias. Isto sem falar que, a partir dessa formação, as pessoas passam a ter uma relação mais responsável com os recursos naturais”, declara a gestora.

Reforma e ampliação
O prédio que abriga o CETEP Medeiros Neto ganhou auditório, laboratório, refeitório e cozinha, além de ter recebido pintura e reforma hidráulica e elétrica. A unidade de ensino também conta com alojamento para abrigar os alunos que estudam em regime de alternância. O CETEP oferece, inicialmente, os cursos técnicos em Agroecologia e Informática, com turmas já em funcionamento desde agosto.