Secretaria da Educação do Estado lança em Barreiras projeto voltado à formação em Educação Inclusiva

Fotos: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta terça-feira (19), em Barreiras, projeto “Incluir faz sentido”. Trata-se de uma formação continuada, coordenada pelas equipes da Coordenação de Educação Inclusiva da (SEC) e do Centro de Educação Especial da Bahia. Até sexta-feira (22), educadores ministram oficinas e diálogos formativos com o objetivo de mostrar que a inclusão é possível em todos os espaços sociais, garantindo aos professores as informações necessárias para que o atendimento educacional especializado seja ofertado adequadamente.

O evento foi aberto com representações da Secretaria da Educação, do Núcleo Territorial de Educação (NTE 11) e, ao longo do dia, professores da Educação Inclusiva de Barreiras relataram as suas expectativas e experiências com a modalidade em sala de aula. É o caso do diretor escolar do Colégio da Polícia Militar (CPM) Professor Alexandre Leal Costa, capitão Leonardo Carvalho. “Estamos com amplas expectativas e viemos aqui, hoje, para obter subsídios, absorver aprendizados no sentido de levar a Educação Inclusiva para a nossa unidade, que já possui uma Sala de Recursos, e, assim, contribuir com os nossos jovens com uma educação especializada”.

A professora da Sala de Recursos do CPM Professor Alexandre Leal Costa, Odália Dias dos Santos, destaca que a unidade escolar tem entre os seus estudantes seis com deficiência, entre as quais autismo, dislexia e deficit intelectual. “Acredito que esta formação vai ser muito importante para que professores e gestores ganhem um novo olhar para este público-alvo e, assim, esses alunos com as suas particularidades possam desempenhar as suas atividades e evoluírem dentro do atendimento educacional especializado, a partir das diretrizes da Educação inclusiva”.

A coordenadora de Educação Inclusiva da SEC, Patrícia Braille, falou sobre a formação. “A garantia da matrícula de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação é dever das unidades escolares. Para trabalhar com os professores nessa questão de flexibilização curricular, comportamental e metodológica, tão necessária para o bom desenvolvimento dos estudantes com suas necessidades específicas, a SEC lança este projeto, cujo foco é incluir o público-alvo da Educação Inclusiva, sem restrições”.

Programação
O evento prossegue, na quarta-feira (20), com oficinas sobre deficiência visual, com Patrícia Braille; deficiência intelectual, com Selenita Barbosa; e atendimento educacional especializado, com Ariana Santana. Na quinta (21) e na sexta (22), as equipes da Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e do Centro de Educação Especial da Bahia farão visitas às escolas estaduais no NTE 11.