Secretaria da Educação do Estado realiza visita técnica a escolas estaduais em Camaçari

Com o objetivo de avaliar e propor melhorias na estrutura física das unidades escolares da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está realizando uma série de visitas técnicas às escolas da capital e do interior do Estado. Nesta segunda-feira (11), no município de Camaçari, a equipe técnica avaliou a infraestrutura e parte elétrica dos colégios estaduais José de Freitas Mascarenhas, Cidade de Camaçari, Polivalente e Modelo, além do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Região Metropolitana.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o objetivo da inciativa. "São visitas de trabalho, por determinação do governador Rui Costa, para acompanhar e mostrar que a Secretaria está ao lado da direção das escolas e dos professores. Nós estamos em um recesso por conta da pandemia e aproveitamos para fazer reformas para poder cuidar das estruturas e ver o que está pendente de infraestrutura, ampliação e manutenção, para a gente poder agilizar e gastar energia com a parte pedagógica logo em seguida".

A primeira unidade escolar avaliada foi o Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, fundado em 1980 e que, atualmente, possui 2.480 estudantes matriculados. Além do Ensino Médio regular, a unidade oferta a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional com os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Nutrição e Logística.

A diretora do colégio, Cintia Lima da Silva, falou da importância deste trabalho conjunto com a SEC. "A visita nos traz grande esperança de oportunidades para os estudantes, porque, neste momento delicado de pandemia, a gente percebe que o Estado dá a devida atenção a toda a comunidade escolar e isso mostra que estamos indo no caminho correto".

Outra unidade escolar visitada foi o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Região Metropolitana. Para a diretora do CETEP, Márcia Rejane Viva, a visita da SEC manifesta uma relação direta que acontece entre as gestões da unidade escolar e da SEC. "É o Governo do Estado dentro da escola, conhecendo a realidade escolar do município e ressaltando quais são as necessidades que a gente precisa tratar de forma mais relevante", comentou a gestora.

No Colégio Estadual Polivalente de Camaçari, os técnicos também percorreram as instalações com o intuito de identificar as demandas estruturais existentes. A diretora Carla Margareth Nascimento avaliou a visita técnica como produtiva. "Foi uma visita muito importante, pois a SEC veio conhecer a realidade da escola. Só temos a agradecer, porque a equipe enxergou o que a escola necessita".