Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Secretaria da Educação e Academia de Ciências criam grupo de trabalho
Criação de um grupo de trabalho com representantes da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para desenvolver um projeto articulado de cooperação, tendo como foco o projeto Ciência na Escola, foi o resultado do encontro realizado na segunda (18/02), na Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em Salvador, entre o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e membros da comunidade científica baiana.
Durante a reunião, o secretário Osvaldo Barreto apresentou os resultados do projeto Ciência na Escola, criado em outubro de 2012 pela Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de promover a educação científica dos estudantes da rede estadual. “Esse projeto tem fortalecido a unidade escolar, com foco no estudante, visando à valorização da produção no ambiente em que o estudante vive, tornando-o mais atrativo, mais agradável. O resultado que constatamos é um maior envolvimento dos estudantes em seu processo de aprendizagem”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.
O presidente da ACB, Roberto Santos, frisou a importância da popularização da ciência nos meios de comunicação como um bem social que deve ser valorizado para que a iniciação científica comece já no ensino básico. “O secretário Osvaldo Barreto tem dado uma grande contribuição para a difusão e desenvolvimento das ciências na rede pública estadual por meio do Ciência na Escola, que é um projeto importante para que isso esteja acontecendo”, disse.
O secretário Osvaldo Barreto reafirmou sua opinião de que a Academia de Ciências da Bahia tem que incluir a educação básica como prioridade, de forma orgânica, para o desenvolvimento da ciência no Estado. “Nosso projeto é um instrumento de valorização do ambiente em que o estudante vive, permitindo que a escola introduza a criança e o jovem no seu mundo, no seu ambiente. Nossa meta é criar escolas mais atrativa, mais agradáveis, que envolvam os estudantes em seu processo de aprendizagem”.
Premiações – Durante sua apresentação, o secretário enfatizou as premiações e representações de estudantes da rede estadual em feiras nacionais e internacionais como a Febrace (USP), Ciência Jovem (Olinda-PE) e 64ª Reunião Anual da SBPC (São Luís). Um dos projetos de destaque, citado pelo secretário, é o de Sistema de Segurança para Fogões contra Acidentes Domésticos, desenvolvido pelos estudantes do Colégio Nossa Senhora de Fátima, no município baiano de Fátima. O trabalho foi premiado pelo Febrace e patenteado. Hoje, o projeto está no setor de desenvolvimento da Tramontina.
O diretor-geral da Fapesb, Roberto Paulo Lopes, considera que o projeto Ciência na Escola “é fundamental para ampliar a percepção da sociedade sobre a importância de estimular a iniciação científica na escola”. “Destaco as ciências como elementos fundamentais para a universalização dos acessos e a Secretaria da Educação do Estado está no caminho certo. Com isso, rompe-se com a inércia institucional de muitos anos, vislumbrando uma Bahia mais desenvolvida, com uma base científica mais ampliada”.
Ciência na Escola – O projeto Ciência na Escola chega a 914 escolas, beneficiando mais de 300 mil estudantes do ensino fundamental II da rede estadual. O projeto apresenta novidades para o ensino e a aprendizagem das ciências da natureza e das ciências humanas nas escolas estaduais da Bahia. A proposta, que teve início no ano letivo de 2012, cria uma escola mais atrativa e agradável, envolvendo o estudante com o seu próprio processo de aprendizagem, a partir da ampliação dos conhecimentos científicos e da valorização do ambiente onde ele vive.
O Ciência na Escola garante a formação de professores e a edição de materiais didáticos focados na realidade baiana, como o livro Bahia, Brasil – Espaço, Ambiente e Cultura distribuído a todos estudantes do ensino fundamental II. O conteúdo, organizado de forma integrada, apresenta conhecimentos das diversas áreas, como biologia, geografia, química, física e história. O projeto também incentiva a realização de feiras de ciências nas escolas e promove, anualmente, a uma feira de ciências estadual.
Notícias Relacionadas
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador
-
Encontro Estudantil: tem início a grande festa da Educação da Bahia
-
Estudantes de Barreiras desenvolvem pomada cicatrizante à base de romã e aroeira