Secretaria da Educação encerra campanha do Setembro Amarelo com live sobre distanciamento social

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, encerrou, nesta quarta-feira (30), a série de lives e oficinas sobre autoacolhimento, voltada para o Setembro Amarelo - campanha nacional que visa a prevenção ao suicídio. As atividades foram ministradas, via Google Meet, pelos psicólogos que integram a equipe de profissionais da SEC e dirigidas a estudantes e professores das escolas estaduais de várias regiões da Bahia. O encontro final, transmitido através da página do YouTube, do Instituto Anísio Teixeira (IAT) (https://www.youtube.com/watch?v=fFSujqAekq0), teve como tema "Setembro Amarelo e distanciamento social - bullying, automutilação e etc". Mediado pela psicóloga Jaqueline Noronha, o evento on-line contou com a apresentação do presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Renan Rocha.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importâncias das ações do Setembro Amarelo. "No sentido de potencializar as ações de prevenção ao suicídio, promovemos, no decorrer deste mês, lives e oficinas direcionadas aos servidores, professores, estudantes e a toda a comunidade escolar. Ainda promovemos o lançamento de uma  cartilha direcionada aos docentes e a todos os servidores da SEC, e de uma revista, em formato 'gibi', voltada para o corpo discente vinculado à rede escolar. Esse material, elaborado por 40 psicólogos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, tem como objetivo esclarecer alunos, e professores, de forma ilustrativa e bastante didática, a respeito das dúvidas e dos questionamentos quanto às formas e aos meios de prevenção ao suicídio, além de informações e dicas importantes a respeito das formas de se cuidar e, também, de cuidar do outro".

O presidente do Conselho Regional de Psicologia da Bahia, Renan Rocha, abordou várias temáticas sobre a saúde mental, apresentando aspectos que envolvem a relação entre bullying, violência e prevenção ao suicídio nas escolas. "A ideia é pensar como a campanha do Setembro Amarelo precisa se atentar à questão do suicídio não como um fenômeno isolado, mas sim como um fenômeno complexo, marcado e demarcado por um conjunto de fatores de risco e de proteção, todos estes, por maioria, de âmbito sociocultural. Por isso, pensar em questões como o bullying e a violência no ambiente escolar se faz urgente e pode nos dar boas pistas sobre como melhor cuidar de todos os agentes que constroem, coletiva e cotidianamente, o ambiente escolar e educacional", salientou.

Atendimento psicológico - Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando as dificuldades do período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.

Sobre o programa - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).