Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Secretaria da Educação lança projeto que visa estimular o protagonismo e a autonomia no ensino e aprendizagem
Secretaria da Educação lança projeto que visa estimular o protagonismo e a autonomia no ensino e aprendizagem
Publicado em qua, 30/09/2020 - 19:01 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, explicou que o projeto “Diálogos de aprendizagem na construção de saberes” foi pensado e organizado para oportunizar aos estudantes e educadores caminhos a percorrer, respeitando a individualidade de cada um, a partir de suas experiências, necessidades e interesses. “Esta roda de conversa serve para a gente dialogar sobre o processo de aprendizagem, em uma dimensão interdisciplinar, destacando o cuidado com o conhecimento e, também, com a formação integral do sujeito. E dentro desse contexto, buscamos o fortalecimento das aprendizagens e da preparação do nosso estudante para o acesso aos exames que dão acesso ao Ensino Superior”, pontuou.
Ao organizar seu percurso de ensino e aprendizagem, completou Patrícia Machado, “os envolvidos poderão explorar diversas experiências didáticas, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para ações pedagógicas significativas”, a partir dos eixos referendados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Empreendedorismo e projeto de vida; Intervenção científica, mediação e intervenção cultural; Protagonismo juvenil e processos criativos; além do eixo Projeto de vida, que é a base de todos os demais, como ressaltou a coordenadora do UPT.
Responsável pela área da Educação Integral da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, Patrícia Oliveira explicou que a SEC vem realizando e norteando atividades por meio de agendas colaborativas, através das quais são discutidas e realizadas as formas de interação dos programas e projetos das diretorias de Educação Integral e de Educação Superior com a comunidade escolar. “As proposições têm como objetivo disponibilizar experiências formativas e ações pedagógicas no intuito de desenvolver conhecimentos e habilidades com foco nas necessidades dos estudantes, professores e demais profissionais da educação e dos territórios educativos, visando o fortalecimento da aprendizagem”.
A vice-diretora do Complexo Integrado da Educação (CIE) de Itabuna, Tereza Fidelis, ressaltou a importância de projetos e programas desenvolvidos pela SEC, como Ciência na Escola, Saúde na escola, Jogos Escolares, Escolas Culturais, Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) e o Universidade para Todos, entre outros. “Todos eles favorecem a possibilidade do diálogo do saber, a partir de uma transversalidade do currículo, para que o processo de aprendizagem se fortaleça cada vez mais. E existem vários caminhos para que o processo de ensinar e aprender seja mais dinâmico, mais atrativo, mais motivador, dentro de uma rede colaborativa, por meio de nossas plataformas digitais, que trazem experiências riquíssimas e que estão na palma das nossas mãos e a gente tem que utilizá-las”, disse a educadora, citando recursos como videoaulas, oficinas do CJCC e Roteiros de Estudos, através dos canais do Youtube da SEC e do IAT, além das universidades parceiras (UNEB, UESC, UEFS, UESB e UFRB) e das Trilhas Formativas UPT/ENEM.
Sobre o UPT - Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Universidade Para Todos é um dos principais programas de acesso da juventude ao Ensino Superior, alcançando estudante em todos os 27 Territórios de Identidade. Ao longo de 10 anos, o UPT já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 22 mil estudantes.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira