Secretaria da Educação reforça o controle social nas escolas por meio do sistema de Transparência

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, afirmou que o controle interno nas escolas deve ser reforçado para que a população tenha acesso aos números. “O recurso público na educação deve ser bem aplicado, estar a serviço da comunidade escolar e, principalmente, ser transparente. Nós incentivamos o controle social, por meio do Transparência na Escola, que permite o acesso da população às contas das escolas da rede estadual”, afirmou o secretário, durante o Seminário de Controle Interno - Implantação, Perspectivas e Desafios, realizado nesta quarta-feira (08/04), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Fruto de parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e as Secretarias da Educação, Fazenda e Administração do Estado da Bahia, o evento reuniu secretários, superintendentes, diretores, gerentes e coordenadores de Controle Interno de todo o Estado. Para o presidente do TCE, Inaldo da Paixão, a parceria entre o órgão e a Secretaria da Educação tem sido positiva para a disseminação das ações de Controle Interno em toda a Bahia. “Estamos empenhando todos os esforços possíveis para que tenhamos, sempre, a divulgação do controle público, das ações do TCE para a população”.

O presidente ainda destacou a iniciativa da Secretaria da Educação em abrir as contas das escolas públicas da rede estadual de ensino por meio do sistema Transparência na Escola. “A Secretaria da Educação está de parabéns e esta ação tem total apoio do Tribunal de Contas. Ser transparente é o objetivo de todo gestor público. Quanto mais claras forem as contas, melhor para o cidadão e com as escolas não pode ser diferente”, reafirmou.