Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Secretaria discute políticas para a Educação Escolar Indígena com diferentes etnias da Bahia
Secretaria discute políticas para a Educação Escolar Indígena com diferentes etnias da Bahia
Publicado em qui, 04/04/2019 - 14:57 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Eugênio Moura
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acredita que as discussões do fórum são essenciais para o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena. “A Secretaria está sempre aberta ao diálogo com as diferentes modalidades e as demandas dos movimentos e das várias representações da sociedade. Na Educação Indígena, a gente trabalha não só com a questão histórica, mas, sobretudo, em inseri-la no debate da política educacional cada vez mais efetiva e assegurar aos diversos povos e etnias o direito de aprender e acessar uma educação de qualidade”.
Para o secretário estadual do FORUMEIBA, Ibuí Pataxó, as discussões do fórum são muito importantes para os povos indígenas. “A principal relevância do encontro é justamente discutir a política que atende a questão da Educação Escolar Indígena em nível estadual, no qual os professores se reúnem para discutir as demandas específicas de cada região e essa articulação com a Secretaria da Educação é muito importante para a resolução das questões levantadas”, afirmou.
A cacique Jesuína Tupinambá, do município de Olivença (393 km de Salvador), que também atua como vice-diretora do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença, também falou sobre os desdobramentos da atividade. “Neste encontro tivemos a oportunidade de discutir as nossas demandas e buscar resoluções para as nossas necessidades, a exemplo de questões pedagógicas, administrativas e físicas das escolas indígenas”, comentou.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira