Secretaria faz visita para implantar Campus Integrado

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia já iniciou o trabalho para a implantação do Campus Integrado de Educação Básica, nos municípios de Simões Filho e Itabuna. Técnicos da Secretaria da Educação do Estado, da prefeitura municipal de Simões Filho e da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) já estão visitando as unidades escolares que vão compor o Campus Integrado em Simões Filho, onde o projeto abrangerá seis unidades escolares municipais e estaduais. Itabuna será outra cidade a ganhar o Campus Integrado, e a visita técnica na cidade está programada para os dias 21 e 22 de julho.

O Campus Integrado tem o objetivo de fortalecer e potencializar a educação pública na Bahia, reunindo várias unidades escolares, com projetos pedagógicos articulados. De acordo com Robson Costa, assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o município de Simões Filho atende a proposta do Campus Integrado. “Vimos que as unidades escolares têm um conjunto poliesportivo bastante interessante e espaços para serem ressignificados. Ou seja, atendem a proposição do Campus, que é preservar as unidades e otimizar recursos dentro de um projeto político pedagógico específico”.

O secretário Municipal da Educação de Simões Filho, Jorge Sales, disse que este projeto atende a um anseio local. “O Campus vem realizar um sonho do município em podermos ter uma estrutura educacional que possa contemplar do Ensino Fundamental ao Ensino Médio integrado com a universidade e a Educação Profissional, que vai dar uma nova perspectiva para os estudantes da nossa cidade”, declara.

Os Campi Integrados estão sendo articulados pela Secretaria da Educação em parceria com as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também envolverão os municípios, as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UFSB) e federais, entre outras instituições.