Secretaria firma acordo de cooperações com Cuba

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, se reuniu na sexta-feira (10/2), com representantes da embaixada de Cuba que estão na Bahia. O encontro estabeleceu cooperações técnicas nas áreas de alfabetização e educação especial. Ficou decidido que, no final de março, dois assessores técnicos cubanos virão à Bahia para elaborar um projeto baseado no sistema cubano de alfabetização, por meio do qual se aprende a ler e a escrever em apenas três meses e meio.

“Temos avançado na área educacional por meio de programas para garantir o direito do estudante de aprender, mas o Brasil se ressente de um atraso histórico no setor da educação básica”, disse o secretário Osvaldo Barreto, parabenizando a situação da educação em Cuba, onde o índice de analfabetismo é zero.

Participaram do encontro as técnicas cubanas Janet Cotarelo Rosales (Ministério da Educação), Josefina Ileana Alfonso Valdés (Instituto do Esporte, Educação Física e Recreação), María Elena Soto Entenza (Ministério da Saúde Pública). “Articulamos a vinda delas à Bahia devido à cooperação já existente entre a Secretaria da Saúde do Estado e o governo de Cuba na área de fabricação de remédios”, informou a assessora para Cooperações Internacionais da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais (Serinter),  Caúra Damasceno.

Em caráter experimental, o programa de alfabetização irá trabalhar com 10 mil estudantes do sertão da Bahia. “Minha expectativa é que, realmente, o programa integrado à educação especial se concretize para que possamos contribuir com a educação no Estado”, ressaltou a técnica do Ministério da Educação de Cuba, Janet Cotarelo Rosales.

Delegação – A delegação da missão técnica de Cuba está na Bahia desde o dia 8 de fevereiro para reuniões de trabalho com a Serinter, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e com a Secretaria da Educação, com o intuito de realizar cooperação técnica.  Na última quinta-feira (9/2), a delegação teve audiência com o Secretário Nilton Vasconcellos Junior (Setre), quando foram discutidos três eixos para a realização da cooperação técnica: a capacitação de instrutores nas áreas de boxe, judô e atletismo.

Notícias Relacionadas