Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Secretaria implanta salas temáticas em nova metodologia de ensino na Educação Integral
Secretaria implanta salas temáticas em nova metodologia de ensino na Educação Integral
Publicado em seg, 26/02/2018 - 15:34 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado está implantando uma nova metodologia de ensino nas escolas estaduais que ofertam Educação Integral, por meio da qual, o ensino nas salas de aula tradicionais está deixando de existir. Nestas escolas, estão sendo criadas salas temáticas ou salas ambientes, identificadas por áreas do conhecimento, por onde o estudante vai se deslocando durante o dia de acordo com o cronograma de aulas previstas, envolvendo as disciplinas da Base Comum, mas também discussões contemporâneas que contribuem para a sua formação cidadã. A proposta já está em execução em nove unidades da rede, a exemplo do Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes, em Feira de Santana (a 118 km de Salvador).
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre a iniciativa. “Estas é uma das novas práticas pedagógicas que estamos implantando para fortalecer o eixo pedagógico das escolas, fazendo com que o ambiente escolar seja mais atrativo e dinâmico, potencializando o processo de ensino e aprendizagem, de forma interdisciplinar, e criando maiores oportunidades para o protagonismo estudantil”.
No Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes foram instaladas 13 salas temáticas, nas quais os professores, juntos aos estudantes, decoraram com motivações de suas disciplinas, a exemplo de jogos, livros e tabelas periódicas. A estudante Jaqueline Messias, 16, 3º ano, está encantada com a nova metodologia. “Como ainda é algo muito novo, estamos nos adaptamos, mas já percebo que as salas ambientes têm uma vantagem enorme no nosso processo de aprendizado. O nosso contato com a disciplina é mais versátil, dinâmico e integral. Por exemplo, na sala de Matemática, temos um espaço ambientado para esta área do conhecimento, com tabuadas, compassos e outros instrumentos que vão facilitar o nosso processo”, revela a aluna.
A professora articuladora Luciana de Albuquerque fala sobre o sucesso da nova ação. “Os estudantes estão mais tranquilos, mais atentos, mais disciplinados. E as salas estão mais cuidadas porque elas passam a ser de todos e não somente da sua turma”. Neste primeiro momento, completa a educadora, a comunidade escolar se prepara para se envolver no projeto interdisciplinar “Soul + Juiz Jorge”, o qual cada sala de 1º a 3º ano do Ensino Médio irá trabalhar, a partir dos temas: Família, Comunidade e Mundo do Trabalho.
Respirar a disciplina – A diretora Flávia de Araújo ressalta sobre a nova metodologia traduzida em salas temáticas. “A proposta é nova, estamos construindo junto aos estudantes, que estão muito empolgados, igualmente os professores, que até (cortina de) blackout e ar-condicionado colocaram na sua sala para dar mais conforto a todos. A nossa finalidade é que os alunos respirem profundamente a disciplina a partir da reorganização dos espaços pedagógicos”.
A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Santos, destaca que o Colégio Estadual Juiz Jorge de Faria Góes é um exemplo consolidado de projeto pedagógico dinâmico e interdisciplinar, com clubes de leitura, incentivo ao esporte e outras ações significativas. “A tendência é que o Colégio Juiz Jorge e todas as nossas outras 99 unidades de Educação Integral implementem mais diversidade nos seus espaços e tempos pedagógicos, considerando que o processo educativo deve ser dinâmico e pode acontecer também fora da escola: no bairro, na comunidade”.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica
-
Estudantes desenvolvem sabonete cicatrizante para animais a partir de babosa, mel e açafrão
-
Estudantes da rede estadual já podem fazer renovação de matrícula para 2025
-
Estudantes de três colégios estaduais conquistam primeiras colocações em feira científica no Panamá
-
Estudantes da rede estadual participam de encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá
-
UNEB e Colégio Estadual Thales de Azevedo promovem feira educativa sobre saúde e antirracismo
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e RMS realizam mostra de trabalhos artísticos