Secretaria inicia nova etapa do Escola 10 em julho

Atualizado em 20/06/2011, às 15h40

O Projeto Escola 10 está de volta às escolas da rede estadual em julho em sua terceira etapa. Cerca de 250 técnicos da Secretaria da Educação do Estado visitam as unidades de ensino para fazer um diagnóstico e ajudar os dirigentes das escolas no planejamento do segundo semestre letivo de 2011, além de traçar as diretrizes para 2012. Desta vez, o foco da iniciativa vai ser na questão pedagógica, atentando, também, para as outras três dimensões do projeto: infraestrutura, administrativo-financeira e de pessoal.

“Vamos dar um destaque maior para o projeto pedagógico, colegiado escolar, avaliação institucional, regimento escolar, frequência e questões de diversidade”, afirma Valuza Saraiva, integrante da equipe que coordena o Escola 10. Os técnicos do órgão central da Secretaria e das Diretorias Regionais de Educação (Direc) vão retornar para as escolas para identificar problemas e buscar soluções juntamente com os gestores das unidades.

O Escola 10 prevê a constituição de uma rede de apoio a melhorias nas escolas. “A ideia é construir um núcleo permanente de acompanhamento das unidades”, ressalta Valuza.

A superintendente de Avaliação e Acompanhamento da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eni Bastos, relata que, desde que foram criados os núcleos, há dois anos, o Escola 10 já realizou mais de seis mil visitas. “Essa é a terceira visita do programa e, dessa vez, vai abranger todo o universo das escolas estaduais. Pretendemos atualizar os dados do Escola 10 com as informações sobre o funcionamento de cada unidade em todos os aspectos”, afirma.

Projeto – Criado em 2009, o Projeto Escola 10 trouxe resultados significativos para a rede estadual, como o ajuste do quadro de pessoal e intervenções na infraestrutura das escolas. Nas etapas anteriores, já foram realizadas visitas e intervenções nas escolas, além dos encontros de avaliação, nos quais são planejadas as etapas seguintes.

O Escola 10 é dividido em duas fases. Em um primeiro momento, são realizadas as visitas de grupos de trabalho em todas as escolas do Estado para o conhecimento e análise das demandas, que são encaminhadas para a Secretaria. Posteriormente, durante todo o ano letivo, é feito o acompanhamento das unidades, para garantir a continuidade do trabalho e contribuir para a permanência e melhor desempenho dos estudantes.