Secretaria lança projeto de reforço para ensino médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou oficialmente nesta quinta-feira (13/9) o projeto Ensino Médio em Ação (EM - Ação), iniciativa que visa fortalecer os conteúdos do ensino médio na rede estadual, especialmente em língua portuguesa e matemática. O programa chega, em 2012, aos estudantes do terceiro ano como reforço, também, para as provas do Enem e vestibulares. Os estudantes terão o apoio de material pedagógico específico e monitoria com alunos das quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O evento aconteceu no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, do reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, da diretora do IAT, Irene Cazorla, do coordenador de Educação Superior da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, e da coordenadora do EM-Ação, Ana Lúcia Paixão. O encontro foi transmitido para as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Para o secretário, o projeto reforça, ainda mais, a política da Secretaria da Educação de fortalecimento da escola. “O EM – Ação é um projeto com foco na sala de aula, na simplicidade e no rigor pedagógico. É um grande desafio para nós levar esta proposta de reforço para todos os estudantes do ensino médio. Para isso, contamos com o importante apoio das universidades. Nosso foco sempre é a escola. Assim também aconteceu com o Pacto com Municípios, que já conta com adesão de 329 prefeituras, ajudando na alfabetização de forma correta das crianças”, disse.

O coordenador de Educação Superior, Nildon Pitombo, destacou a importância da ação para os futuros universitários. “O papel da monitoria vai além do papel do livro didático. Ela representa uma ação social nas escolas. Com os monitores, os estudantes vão perceber que o ingresso no ensino superior é uma continuidade possível dos estudos”, enfatizou.

Foco no 3º ano – Ao todo, 6.175 estudantes do 3º ano já estão sendo beneficiados há cerca de um mês, em 82 municípios e 185 escolas, com a participação de 288 monitores. Em 2012, o trabalho vai ser direcionado para os estudantes do 3º ano, nas disciplinas de português e matemática. No próximo ano, o projeto vai ser ampliado para todas as séries e disciplinas do ensino médio, beneficiando 192.450 estudantes, em 500 escolas.

O EM-Ação também trabalha com a formação de docentes. A Secretaria iniciou os cursos com professores articuladores regionais, com a participação de docentes especialistas das universidades, que vão repassar o conteúdo para os educadores de todas as escolas da rede. A formação com os professores nas escolas está programada para 2013. “É um desafio muito grande levar este programa para todos os estudantes do ensino médio do Estado, pela dimensão que nós temos, mas já estamos conseguindo colocar o nosso objetivo em prática. Esta iniciativa é de grande importância”, disse a diretora do IAT, Irene Cazorla.

Notícias Relacionadas