Secretaria promove debate sobre a Reforma do Ensino Médio em Feira de Santana

Fotos: divulgação

A cidade de Feira de Santana sedia, nesta segunda-feira (4), o Seminário Territorial: “Ensino Médio em Debate”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade, realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães,  reúne educadores, gestores, estudantes, lideranças comunitárias e representantes de instituições da área de Educação, dos 18 municípios ligados ao NTE 19, do Território de Identidade Portal do Sertão. Os participantes avaliam as novas arquiteturas curriculares para o Ensino Médio e o desafio de sua implementação, considerando as especificidades dos Territórios de Identidade da Bahia.

Segundo a diretora de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, Tereza Farias, este debate possibilita o fortalecimento da Política Educacional do Ensino Médio, por meio do processo de escuta dos diferentes atores envolvidos. “A ideia de territorializar as discussões sobre o novo Ensino Médio é oportunizar a comunidade educacional de cada NTE, desde os estudantes, passando pelos professores, gestores, até os integrantes dos conselhos municipais e estaduais de Educação. Precisamos entender as singularidades e especificidades do território, afim de começar a levantar as possibilidades do que eles irão escolher para adotar na parte flexível do currículo”.

O diretor do NTE 19, Ivamberg dos Santos Lima, disse que o debate promove uma construção coletiva do currículo.  “Esta é uma ação muito positiva, uma vez que temos que abrir o debate para toda a sociedade. A arquitetura do Ensino Médio que temos hoje já não contempla o que o aluno quer e abrindo este debate, a Secretaria da Educação do Estado proporciona o conhecimento da proposta e vai junto com todos os atores, escolher o melhor caminho a ser seguido”, afirmou.

Andréa Carvalho, coordenadora do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana, diz que o Seminário tem um efeito multiplicador. “Esse encontro serve como um ponta pé inicial de extrema importância para a comunidade escolar, porque questiona sobre o Ensino Médio que temos e o Ensino Médio que queremos, onde está o currículo, em uma reflexão que envolve alunos, pais e egressos da escola pública. Estaremos levando essa discussão para outros setores, para que a escola possa compreender e se situar dentro desta reforma”, avaliou.

Os seminários prosseguem até o dia 19 de dezembro pelo interior da Bahia.

Confira o calendário de atividades:

04 - NTE 19 (Feira de Santana)
05 - NTE 03 (Seabra)
06 –  NTE 12 (Macaúbas), NTE 18 (Alagoinhas)
07- NTE 16 (Jacobina), NTE 13 (Caetité), NTE 11 (Barreiras), NTE 05 (Itabuna), e NTE 15 (Ipirá)
11 - NTE 09
12 - NTE 25 (Bonfim), NTE 07 (Teixeira de Freitas), NTE 04 (Serrinha)
13 - NTE 14 (Itaberaba)
14 - NTE 10 (Juazeiro) e NTE 01 (Irecê)
19 - NTE 26 (RMS)