Secretaria promove encontro sobre Educação Escolar Quilombola

Secretaria promove encontro sobre Educação Escolar Quilombola
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove até esta terça-feira (10)  a
“II Mesa de Diálogo: A Educação Escolar Quilombola do Estado da Bahia”, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O objetivo é fazer escutas e debates sobre a realidade dos estudantes quilombolas, que subsidiem novas ações focadas no fortalecimento do processo de ensino e a aprendizagem. O evento contou com a participação de técnicos da SEC, de representações do Fórum Permanente da Educação Escolar Quilombola e de comunidades quilombolas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Presente no evento, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo  Rodrigues, falou sobre a importância da continuidade da cultura quilombola. "É um público estratégico, está na pauta do governo, tanto que nós temos uma Secretaria de Governo, a SEPROMI, que cuida especificamente dos povos originais e tradicionais. O ponto da Educação é um ponto estratégico, já que a cultura deles precisa ser continuada, seja nos livros didáticos, seja no conteúdo trabalhado. É determinação do Governador Rui Costa, que a gente trate esse grupo com respeito e responsabilidade da sensibilidade nossa”, afirmou.

Williams Panfile, presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Ba), fala da importância de juntar esforços para fortalecer as comunidades quilombolas. “Precisamos nos unir, no sentido de pleitear uma coordenação especifica, com um olhar diferenciado para fortalecer a Educação das comunidades quilombolas. Vamos juntos com o Estado e municípios, aproveitando a expertise que o IAT tem com nível de formação. Vamos juntos, com o propósito de ajudar no fortalecimento da Educação Quilombola. Só a Bahia tem a ganhar com isso”.

ambém presente no evento, José Ramos, presidente do Fórum Quilombola, entregou ao secretário Jerônimo Rodrigues, um documento com as demandas para a Educação Quilombola. "Nosso Fórum avançou muito nas demandas da nossa Educação Quilombola e tratar hoje, com o Secretário Jeronimo, para nós é muito gratificante. Ele é um parceiro que está sempre junto para defender nossos direitos. Foi muito bom protocolar esse documento e que a gente possa avançar, de fato, na nossa Educação Quilombola".

Durante o encontro, foram debatidas questões voltadas às políticas para a juventude; currículo;  formação específica dos profissionais que atuam em
escolas quilombolas; Educação Superior; além de serem apresentadas experiências exitosas das escolas quilombolas.