Secretaria realiza encontro preparatório para a Jornada Pedagógica 2014

As equipes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) participam, nos dias 22 e 23 de janeiro, em Salvador, do encontro preparatório para a Jornada Pedagógica 2014. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, visa orientar as equipes para a realização da Jornada, que acontece nas unidades escolares de todo o Estado, nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de março.

Evento integrante do calendário da Secretaria da Educação, a Jornada Pedagógica constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo. A partir da análise e apropriação dos dados diagnósticos da unidade escolar, a Jornada busca estabelecer metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.

“A Jornada Pedagógica é um momento importante para a Secretaria da Educação e para toda a rede de educação básica. Nos reunimos para discutir o planejamento do ano letivo com o objetivo de garantir o aprendizado dos nossos estudantes”, avalia a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux.

Para fortalecer a preparação dos diretores e coordenadores da educação básica das Direc, gestores escolares e professores, a Secretaria da Educação vai disponibilizar um conjunto de materiais pedagógicos no intuito de subsidiar a realização da Jornada nas escolas.

Jornada Pedagógica 2014 - Em 2014, com o tema “O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens”, a Jornada Pedagógica terá como foco a construção de um currículo articulado, que potencialize as aprendizagens. Além de planejar o ano letivo de 2014, a atividade propõe a discussão da concepção e fundamentos do planejamento coletivo na escola, a elaboração do planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos desse processo e dos tempos pedagógicos, estruturar e fortalecer a organização do trabalho coletivo na unidade escolar e reforçar as aprendizagens de leitura, escrita e nas áreas de matemática, ciências da natureza e ciências humanas em todos os componentes curriculares.