Secretaria realiza encontros com secretários e técnicos

A escola conta, no seu quadro de funcionários, com profissionais que exercem importantes papéis. Entre eles, está o secretário escolar. A sua qualificação significa agregar à unidade de ensino mais valores éticos, de autonomia e de qualidade à instituição na qual atua. Para o bom desempenho das suas atribuições, é necessário o conhecimento das leis que fundamentam e regem a educação brasileira, o domínio das técnicas sobre arquivamento e escrituração escolares e a manutenção de um ambiente sadio e produtivo. Neste contexto, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, até o dia 31 de julho, no Centro Juvenil, no Colégio Central (em Nazaré), novos encontros de formação continuada com secretários e técnicos escolares da rede pública estadual.

Os encontros, ressaltou a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado, Euzelinda Dantas, visam subsidiar as atividades relativas à escrituração escolar desenvolvidas por esses profissionais, baseadas na legislação educacional em vigor. Inicialmente, o evento reúne 320 profissionais das escolas localizadas em Salvador e Região Metropolitana.

“Esses encontros periódicos, que fazem parte do programa Diálogos com Gestores, da Secretaria da Educação, são realizados para dar um suporte a esses profissionais, para que eles possam conduzir a organização e a preservação da vida escolar da melhor forma”, enfatizou Euzelinda Dantas, completando que “a secretaria escolar tem como pilar a informação intra e interescolar, contribuindo para o percurso escolar dos estudantes”.

A coordenadora de Legislação e Orientações às Mudanças Escolares (CLO), da Secretaria da Educação, Sônia Freitas, explicou que estão reunidos, nesta segunda-feira (08/07) e terça-feira (09/07), secretários e técnicos escolares das unidades pertencentes à Diretoria Regional de Educação (Direc) 1A. Já nos dias 18, 24, 30 e 31, os encontros serão realizados para os profissionais da Direc 1B.

Aprimorar conhecimentos – A secretária do Colégio Estadual Monsenhor Manoel Barbosa (Imbuí), Denilza Macedo Velame, considera “muito importante” a realização de encontros de formação. “É um momento em que a gente aproveita para aprimorar os conhecimentos e, principalmente, tirar as dúvidas referentes ao SGE – Sistema de Gestão Escolar. Temos que ser muito organizados e estarmos muito atentos quando estamos lidando com legislação, porque implica na vida escolar do aluno”, afirmou.

A secretária do Colégio Estadual Azevedo Fernandes (Pelourinho), Ridalva Moreira, disse que ela costuma se atualizar nesses encontros para lidar bem com as demandas da vida escolar. “Nossa profissão exige que estejamos por dentro das leis, das normas e tudo o mais que diz respeito à nossa tarefa”.