Secretaria realiza seminário sobre Orientações Curriculares para Classes Multisseriadas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Coordenação de Educação do Campo, realiza nestas quinta e sexta-feira (05 e 06/12), no Hotel Vilamar, em Salvador, o Seminário Estadual: o direito de aprender nas Classes Multisseriadas. Aberto à participação de professores, pesquisadores, técnicos da educação, gestores municipais e educadores, o evento acontece no intuito de subsidiar a Elaboração das Orientações Curriculares para Classes Multisseriadas.

O documento inédito na Bahia tem como objetivo orientar e nortear a gestão administrativa e pedagógica das escolas. “Não há uma orientação curricular, pedagógica que contemple escolas com classes multisseriadas, por isso estamos elaborando estas orientações para que possamos contribuir com o processo formativo dos educandos e educadores”, destaca a coordenadora da Educação no Campo, Givandete Evangelista dos Santos.

A professora explica, ainda, que “a perspectiva é nortear e fortalecer as práticas desenvolvidas e principalmente reconhecer a especificidade dessa organização de ensino, além de potencializar a prática do educador que efetivamente assume este desafio de conduzir o processo de ensino e de aprendizagem neste contexto tão diversificado”.

Consideradas diferentes da sala de aula convencional, as classes multisseriadas são isoladas, unidocentes, organizadas para atender num mesmo espaço e tempo alunos de diferentes séries. Situadas notadamente nas áreas rurais, se constituem como uma solução para o problema de populações isoladas e falta de densidade que justifique a instalação de uma escola com classes seriadas, como é a situação das aldeias indígenas, escolas localizadas nas fazendas, sítios, acampamentos e comunidades quilombolas.