Secretaria repassa mais de R$ 19 mi para preparação das escolas

As escolas da rede estadual de ensino já estão se preparando para o início do ano letivo. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia repassou R$ 19,6 milhões para que os dirigentes das unidades escolares da capital e do interior realizem reparos nas unidades, como revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura. A orientação é que todos os serviços fiquem prontos antes do início letivo, dia 6 de fevereiro.

“A Secretaria da Educação não tem medido esforços para tornar o ambiente das escolas mais confortável e agradável. Queremos que nossos estudantes se sintam bem nas escolas”, diz o superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar, José Maria Dutra.

Em Salvador, a Escola Estadual Raul Sá, em Mussurunga, o recurso será utilizado para pintura interna, o projeto de jardinagem no canteiro do pátio e a troca do alambrado do canteiro e da quadra esportiva. De acordo com a diretora Liliane Fonseca Viterbo, os ajustes para o ano letivo foram pequenos porque, no ano passado, realizou-se uma grande obra na unidade, incluindo troca do forro e readequação da rede elétrica. “A nossa escola está bonita. Toda a fachada da frente foi grafitada, recentemente, pelos estudantes”, conta.

Já na Escola Estadual Nelson Barros, em Cajazeiras X, também na capital baiana, a diretora Leda Maria Costa Rios informa que o recurso vai para a reforma da quadra esportiva, adaptação dos sanitários para deficiente físico e pequenos reparos nas redes hidráulica e elétrica. A escola possui, aproximadamente, 1.200 alunos e oferece o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos nos três turnos.

Assim como na capital, as unidades do interior também já começaram a arrumar a casa para receber os estudantes na volta às aulas. No Colégio Estadual Abelardo Moreira, em Mairi, por exemplo, a diretora Sara Silva Souza conta que a pintura está sendo retocada e serão realizados o retelhamento do prédio e pequenos serviços nas redes hidráulica e elétrica. “Nossa escola passou por uma grande reforma no ano passado, então só precisa fazer pouca coisa. Nossa escola está bonita e arrumada”, diz a gestora.