Secretaria repassa R$ 35,8 milhões para o transporte escolar

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai destinar R$ 35,8 milhões para o transporte escolar. O recurso é dividido em três parcelas e a primeira delas chega para os municípios em março. As outras duas são em junho e setembro. O transporte escolar contemplou, no ano passado, 68.539 estudantes do ensino médio que vivem na zona rural de 350 municípios baianos. Nos últimos cinco anos, os recursos destinados ao transporte escolar cresceram 262%, possibilitando que os estudantes que vivem nas áreas mais remotas do estado possam se deslocar até a escola.

Representante da Associação de Desenvolvimento da Vila Bonfim, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, Firmino Francisco da Silva fala da importância do transporte escolar na vida dos moradores. “Antes, do transporte, eram poucos que davam continuidade aos estudos, porque tinha que percorrer quase 15 quilômetros a pé ou de bicicleta até a escola. Hoje está mais fácil, o transporte passa pertinho de casa para pegar os estudantes”, diz seu Firmino, de 52 anos. Ele é de uma época em que os jovens abandonavam a escola por falta de meio de transporte. “Naquele tempo, as coisas eram mais difíceis. Hoje está melhor. Sem estudo, o País não desenvolve. Fico feliz e satisfeito em ver que a realidade mudou”, diz.

Vice-presidente da Central das Associações de Agricultura Familiar de Valença e Região Baixo Sul, Davi Moraes Santos também reconhece as mudanças. “Antes o transporte era muito difícil. Os meninos desistiam de estudar porque a oferta não era contínua. Mas, nos últimos anos, melhorou bastante”, considera. Além da melhoria do transporte escolar, Davi Santos cita outro aspecto positivo: “O governo também construiu mais escolas na zona rural. Só na região de Valença foram cinco. Isso diminui a distância que o aluno precisava percorrer até a escola e é importante para fixar o homem no campo”, destaca.

Para facilitar o processo, o governo criou, em 2009, o Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete/BA), que possibilita a transferência direta dos recursos do transporte para os municípios, de forma descentralizada e automática. Qualquer município pode ser contemplado com recursos para o transporte escolar. Para participar, o município deve se habilitar ao programa mediante a assinatura de um Termo de Adesão, sem necessitar de qualquer outro acordo, contrato ou convênio.