Secretarias estaduais da Educação e de Cultura entregam obras de arte restauradas na Escola Parque

A comunidade es­colar do Centro Edu­ca­ci­onal Car­neiro Ri­beiro – Es­cola Parque, lo­ca­li­zado no bairro da Caixa D´Água, em Sal­vador, viveu um momento histórico, nesta sexta-feira (10/10), com a entrega de cinco obras res­tau­radas de renomados ar­tistas mo­der­nistas, como Carybé, Maria Célia Calmon, Carlos Bastos e Dja­nira Motta, produzidas nas décadas de 50 e 60 e abrigadas, desde então, na unidade escolar. A solenidade aconteceu no Núcleo de Artes, com as presenças dos se­cre­tá­rios es­ta­duais da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto, e de Cul­tura, Al­bino Rubim, além da di­re­tora-geral do Ins­ti­tuto do Pa­trimônio Ar­tís­tico e Cul­tural da Bahia (Ipac), Eli­sa­bete Gán­dara, estudantes, professores e colaboradores.

“O Governo do Estado vem dando uma atenção especial a esse patrimônio, que é a Escola Parque, investindo na reforma do Centro, em 2009, e, agora, entregando estas restaurações. Pairava aqui o risco de desaparecimento destes painéis riquíssimos, que marcam um período das artes modernistas no País e a visão revolucionária de Anísio Teixeira, idealizador da Escola Parque, que acreditava na educação como elemento de transformação da sociedade, sendo a grande referência quando se fala em educação integral no Brasil. Temos, aqui, um verdadeiro museu à disposição da sociedade”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
O secretário de Cultura, Albino Rubim, falou sobre o pioneirismo da Escola Parque e a importância da restauração dos painéis para a história da Bahia. “Anísio Teixeira não era só um grande educador. Com a sua sensibilidade, também elaborou políticas públicas culturais. Foi quem primeiro patrocinou a arte moderna na Bahia, por meio destes painéis representativos para consolidar o modernismo na Bahia, que só chegou aqui, de fato, na década de 40. É um legado, e a restauração é de extrema importância”, afirmou.

As restaurações foram viabilizadas com recursos da ordem de R$ 755 mil – incluindo a reforma das obras de Jenner Augusto e Carlos Magano, entregues em 2013. A intervenção faz parte das ações desenvolvidas em parceria pelas secretarias da Educação e de Cultura. Marca, também, as comemorações pelo aniversário de 64 anos da unidade escolar e pelo centenário do baiano Diógenes Rebouças (1914 - 1994), responsável pela arquitetura da Escola Parque.

Os painéis restaurados são: O Átomo ou A Evolução do Trabalho, de Carybé, O Ofício do Homem, de Maria Célia Calmon, ambos instalados na Escola Parque, Jogos Infantis, de Carlos Bastos, fixado na Escola-Classe 1, Panorâmica de Salvador, de Carybé, instalado na Escola-Classe 2, onde também fica a tela Feira de São João, de Djanira Motta.

Para a diretora-geral do Ipac, Elisabete Gándara, “a Escola Parque tem o privilégio de abrigar obras de artistas que se tornaram ícones da cultura nacional”, ressaltou. Já o diretor da unidade escolar, Gedean Ribeiro, ressalta o quanto as obras agregam valor ao conjunto que integra a Escola Parque. “A nossa comunidade tem a honra de hospedar essas obras, tom­badas desde 1981 pelo pa­trimônio cul­tural. Professores que atuaram na nossa escola na década de 50 estão tendo o privilégio de ver o nosso antigo sonho realizado”, considerou.

Maridaura Vita, que há 52 anos frequenta a Escola Parque, como aluna, professora, diretora e, atualmente, como assistente social dos projetos especiais, fala sobre este momento. “Eu, que vi esses painéis totalmente deteriorados, fico emocionada em ver, agora, essas relíquias de artistas renomados, restauradas. A Escola Parque tornou-se uma galeria de arte de trabalhos raros, oportunizando a comunidade conviver com tais riquezas artísticas. Estamos todos muito felizes”, disse.

A aluna Ana Carolina Chaves, 17 anos, cursando a 8ª série da Classe II, se mostrava deslumbrada com o resultado da restauração das obras. “É muito importante a preservação das artes para que outras gerações tenham o direito de vê-las também e compreenderem o seu valor cultural. Estou admirada com tudo”, disse.

Durante a solenidade, foi lançado o Plano Estadual do Livro e Leitura, outra parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). Também houve o lançamento do livro 'Cadernos do IPAC 8 - Conjunto Escola Parque', que aborda o projeto arquitetônico-urbanístico criado pelo expoente da arquitetura moderna, Diógenes Rebouças (1914-1994).