Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Secretarias estaduais da Educação e de Cultura entregam obras de arte restauradas na Escola Parque
Secretarias estaduais da Educação e de Cultura entregam obras de arte restauradas na Escola Parque
Publicado em sex, 10/10/2014 - 18:12 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A comunidade escolar do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, viveu um momento histórico, nesta sexta-feira (10/10), com a entrega de cinco obras restauradas de renomados artistas modernistas, como Carybé, Maria Célia Calmon, Carlos Bastos e Djanira Motta, produzidas nas décadas de 50 e 60 e abrigadas, desde então, na unidade escolar. A solenidade aconteceu no Núcleo de Artes, com as presenças dos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e de Cultura, Albino Rubim, além da diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Elisabete Gándara, estudantes, professores e colaboradores.
“O Governo do Estado vem dando uma atenção especial a esse patrimônio, que é a Escola Parque, investindo na reforma do Centro, em 2009, e, agora, entregando estas restaurações. Pairava aqui o risco de desaparecimento destes painéis riquíssimos, que marcam um período das artes modernistas no País e a visão revolucionária de Anísio Teixeira, idealizador da Escola Parque, que acreditava na educação como elemento de transformação da sociedade, sendo a grande referência quando se fala em educação integral no Brasil. Temos, aqui, um verdadeiro museu à disposição da sociedade”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
O secretário de Cultura, Albino Rubim, falou sobre o pioneirismo da Escola Parque e a importância da restauração dos painéis para a história da Bahia. “Anísio Teixeira não era só um grande educador. Com a sua sensibilidade, também elaborou políticas públicas culturais. Foi quem primeiro patrocinou a arte moderna na Bahia, por meio destes painéis representativos para consolidar o modernismo na Bahia, que só chegou aqui, de fato, na década de 40. É um legado, e a restauração é de extrema importância”, afirmou.
As restaurações foram viabilizadas com recursos da ordem de R$ 755 mil – incluindo a reforma das obras de Jenner Augusto e Carlos Magano, entregues em 2013. A intervenção faz parte das ações desenvolvidas em parceria pelas secretarias da Educação e de Cultura. Marca, também, as comemorações pelo aniversário de 64 anos da unidade escolar e pelo centenário do baiano Diógenes Rebouças (1914 - 1994), responsável pela arquitetura da Escola Parque.
Os painéis restaurados são: O Átomo ou A Evolução do Trabalho, de Carybé, O Ofício do Homem, de Maria Célia Calmon, ambos instalados na Escola Parque, Jogos Infantis, de Carlos Bastos, fixado na Escola-Classe 1, Panorâmica de Salvador, de Carybé, instalado na Escola-Classe 2, onde também fica a tela Feira de São João, de Djanira Motta.
Para a diretora-geral do Ipac, Elisabete Gándara, “a Escola Parque tem o privilégio de abrigar obras de artistas que se tornaram ícones da cultura nacional”, ressaltou. Já o diretor da unidade escolar, Gedean Ribeiro, ressalta o quanto as obras agregam valor ao conjunto que integra a Escola Parque. “A nossa comunidade tem a honra de hospedar essas obras, tombadas desde 1981 pelo patrimônio cultural. Professores que atuaram na nossa escola na década de 50 estão tendo o privilégio de ver o nosso antigo sonho realizado”, considerou.
Maridaura Vita, que há 52 anos frequenta a Escola Parque, como aluna, professora, diretora e, atualmente, como assistente social dos projetos especiais, fala sobre este momento. “Eu, que vi esses painéis totalmente deteriorados, fico emocionada em ver, agora, essas relíquias de artistas renomados, restauradas. A Escola Parque tornou-se uma galeria de arte de trabalhos raros, oportunizando a comunidade conviver com tais riquezas artísticas. Estamos todos muito felizes”, disse.
A aluna Ana Carolina Chaves, 17 anos, cursando a 8ª série da Classe II, se mostrava deslumbrada com o resultado da restauração das obras. “É muito importante a preservação das artes para que outras gerações tenham o direito de vê-las também e compreenderem o seu valor cultural. Estou admirada com tudo”, disse.
Durante a solenidade, foi lançado o Plano Estadual do Livro e Leitura, outra parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC). Também houve o lançamento do livro 'Cadernos do IPAC 8 - Conjunto Escola Parque', que aborda o projeto arquitetônico-urbanístico criado pelo expoente da arquitetura moderna, Diógenes Rebouças (1914-1994).
Notícias Relacionadas
-
Feira de Graduação da Uefs será nos dias 16 e 17 de outubro
-
Diretores da rede estadual são orientados sobre gestão dos recursos públicos
-
Casa do Governo leva uma diversidade de atividades para o maior evento literário do Norte/Nordeste
-
Programa do Bolsa Presença, do Governo do Estado, contribui para permanência de estudantes mais vulneráveis
-
Educadores da rede estadual recém-empossados destacam compromisso com o ensino público
-
Edital da SPM amplia alcance do projeto Oxe, me respeite nas escolas com investimento de R$ 4 milhões
-
Estudante egresso da rede é homenageado em programa de TV por trabalho com alfabetização de idosos