Secretário Pinheiro visita escolas estaduais em São Sebastião do Passé

As comunidades escolares dos Colégios Estaduais Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito e Deputado Luis Eduardo Magalhães, localizados no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam nesta sexta-feira (13), a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. Acompanhado dos gestores, professores e estudantes, Pinheiro percorreu as unidades escolares discutindo melhorias na infraestrutura dos espaços e conversou sobre as estratégias do novo perfil de oferta da educação para o ano letivo de 2018.

Durante as visitas, Pinheiro destacou a importância de manter esse contato direto com a comunidade escola. “Nosso objetivo é sempre dar oportunidade aos agentes que realizam a Educação no dia a dia da escola apresentarem suas demandas e mostrarem o que precisam para que Secretaria dê o suporte necessário para que o ensino melhore em cada lugar. Junto com o governador Rui Costa já conseguimos chegar a aproximadamente 700 escolas em todo o Estado e pretendemos continuar esse debate, que inclui o novo perfil de oferta da educação com as Escolas Culturais, o e-Nova Educação, a implantação de cursos técnicos de nível médio de curta duração, o empreendedorismo e a melhoria do eixo pedagógico, respeitando as especificidades de cada localidade”, afirmou.

A diretora Nadira dos Santos, do Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães, ressaltou a alegria de poder dialogar com o secretário Walter Pinheiro. “Estamos felizes com a visita, porque acredito que é fundamental os gestores da secretaria conhecerem de perto as escolas. Com isso pudemos apresentar nossas demandas e ouvir propostas que nos animaram bastante. São desde reestruturação física, como quadra poliesportiva, até a implantação de cursos técnicos para estudantes egressos do ensino médio. Também conversamos sobre criação de uma fanfarra e ações que possam atrair ainda mais a família e comunidade para o ambiente escolar que possui 768 alunos do Ensino Médio, entre a sede e dois anexos”, disse.

Para a diretora Evanice Pereira, do Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, foi uma grande satisfação receber a visita de Pinheiro. "Pela primeira vez estou vendo isso. Um secretário da Educação com diversos técnicos vindo à escola para avaliar melhorias em todos os setores da unidade. Desde cedo recebemos diversos profissionais para olhar a estrutura da escola e pela tarde tivemos a honra de receber a visita do secretário. Atualmente temos 1.076 estudantes, com 120 no anexo, que puderam convesar, por meio do Grêmio Estudantil, sobre suas perspectivas para o ensino, neste ano letivo. Foi muito importante esse encontro com a Secretaria na nossa escola", enfatizou.

Ações do Governo - Em visita ao município, o governador Rui Costa autorizou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e uma Academia de Saúde. O investimento total nos três equipamentos é de R$ 3,7 milhões, entre obras civis, equipamentos e mobiliário.

"São diversas obras e serviços, como o posto, que é importante para a prevenção e vai permitir o acesso da população de forma mais rápida aos serviços de saúde. O prazo para entrega do posto e do Caps é de oito meses. Gostaria de agradecer o carinho e a recepção do povo de São Sebastião do Passé", afirmou Rui

O governador ainda autorizou a publicação de edital, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), para a restauração de mais de 24 quilômetros da BA-152, no trecho da sede municipal até Lamarão e o entroncamento da BA-093. Serão investidos mais de R$ 15 milhões na rodovia.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) recebeu autorização para celebrar convênio com a prefeitura, no valor de R$ 471 mil, para a pavimentação de 2,8 mil metros quadrados de ruas do Povoado de Barroquinha. Já a Superintendência dos Desportos (Sudesb) foi autorizada a firmar convênio para a implementação de pista de caminhada, recuperação de alambrado e muro e instalação de portão no estádio municipal Antônio Pena. O investimento é de R$ 420 mil.

Duas ambulâncias também foram entregues, sendo uma para São Sebastião do Passé e outra para Pojuca. Além disso, dois tratores vão reforçar a agricultura familiar em Biritinga e São Sebastião do Passé.