Secretário ressalta valorização da Escola Pública durante encontro de gestores da Educação Profissional

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou nesta quinta-feira (15/12), em Salvador, do IV Encontro de Gestores de Educação Profissional: Construindo a Educação Profissional como Política Pública de Estado, cujo objetivo é planejar o ano letivo 2012 dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.

Visite o blog da Educação Profissional

O secretário destacou a importância do planejamento e a responsabilidade dos gestores, professores e das famílias, no sentido de garantir uma escola pública de qualidade e, sobretudo, o direito de todos à Educação. “Nós não servimos a outra coisa, se não servir à escola. O Governo do Estado fez um investimento grande em educação e já estamos alcançando algumas vitórias, como ter dado sentido à rede de educação. Nós acreditamos que cada criança, cada jovem ou adulto que procura nossa rede merece toda atenção. Um centro pequeno é tão importante quanto um grande centro”.

Ao falar da integração desta rede, Osvaldo Barreto, enfatizou o foco da Educação Profissional de preparar os jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. “A Educação é uma obrigação do Estado que se concretiza no direito de aprender que é consagrado e não prescreve. A Educação Profissional tem muito esse mérito de agregar aos processos educacionais, a dimensão do trabalho, ter o cuidado de orientar nossos jovens a pensar o percurso da vida, o funcionamento complexo de uma sociedade contemporânea”.

Nesse sentido, o secretário salientou o direcionamento da oferta da Educação Profissional de acordo com as demandas do desenvolvimento da Bahia. “A Educação Profissional para nós deve construir percursos mais consistentes para nossa juventude. Esse trabalho de planejamento, o olhar cuidadoso de vocês com o que está acontecendo com a dinâmica do desenvolvimento da Bahia é importante. É preciso linkar a Educação Profissional a essa dinâmica. Nossos indicadores do Sistema de Gestão Escolar (SGE) já apontam, por meio das notas,  a melhora que os estudantes da Educação Profissional estão causando na rede de Educação”, comemora Barreto.

Concurso Público - Ao investir na Educação Profissional, o secretário anunciou que uma das metas para 2012 é a realização de concurso público. “Não há educação sem professor. Já negociamos aumentos reais com a APLB até 2014. Já neste ano houve aumento de 7,24% do salário dos professores. Esse é o cuidado que o governo está tendo com os professores. Já estamos em discussão com a Secretaria da Administração, o concurso público para fortalecer os Centros de Educação Profissional. A gente espera que, no segundo semestre de 2012, já chame os novos professores”, assegurou.

O secretário falou, ainda, que 329 prefeituras já aderiram ao Pacto com Municípios e citou alguns dos 10 compromissos que estruturam o Programa da Secretaria da Educação. Osvaldo Barreto lembrou o respaldo que a Secretaria da Educação do Estado alcançou no cenário nacional ao conseguir incluir as redes estaduais de Educação Profissional como ofertantes dos cursos do Pronatec. E, para finalizar, desejou a todos um feliz Natal e um 2012 com melhores indicadores para a educação da Bahia, o que será possível, segundo ele, graças ao trabalho e o envolvimento de todos que fazem a rede de educação do Estado.

 

Notícias Relacionadas