Secretário se reúne com dirigentes escolares da Liberdade

O secretário Osvaldo Barreto se reuniu, nesta terça-feira (6), com diretores escolares de mais um polo da capital. Dessa vez, o evento reuniu 23 escolas do polo da Liberdade, na Escola Parque, no bairro Caixa D´Água. O encontro representa mais um canal de comunicação entre o órgão central e as escolas, abrindo espaço para que os gestores possam falar sobre os avanços realizados nas unidades e também das dificuldades encontradas no dia a dia.

"Quando se tem contato com o gestor, que está na ponta, e ouve sugestões, a gente aprende e cria possibilidades de melhorar a qualidade das políticas públicas que estamos formulando para as escolas", avalia o secretário Osvaldo Barreto. Ainda segundo ele, como a educação acontece na ponta, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia deve estar cada vez mais próxima das unidades escolares.

Diretora do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, Nadir de Jesus Souza considera a iniciativa relevante. "É o gestor que convive com a realidade das escolas, por isso considero a iniciativa louvável. É a oportunidade que a Secretaria tem para ouvir as escolas e o que precisa ser feito para termos uma educação de qualidade", diz a gestora da unidade, que atende a, aproximadamente, 800 alunos nos três turnos.

Quem também aprova a iniciativa é a diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, Verônica Lisboa Ramos. "O encontro abre espaço para que a gente troque experiências. Além disso, quem está na ponta é o diretor, então essa é a oportunidade que temos de mostrar ao secretário o que está acontecendo nas escolas", diz. A unidade atende a mais de 2 mil alunos em 82 turmas de cursos técnicos.

O encontro contou, ainda, com a participação do assessor Institucional, Clóvis Caribé, da superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Tereza Maraux, da superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional, Eni Bastos, e da superintende de Recursos Humanos, Cláudia Cruz.