Secretário visita colégio que é destaque em projetos pedagógicos

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os gestores e professores do Colégio Estadual Hermes do Val, localizado no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, receberam, nesta terça-feira (7), a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. No encontro, foram discutidas ações pedagógicas e de infraestrutura na escola, visando proporcionar melhores condições de ensino e de aprendizagem para os estudantes. Com esta, já são 27 unidades escolares visitadas pelo secretário, em 2017.

Pinheiro elogiou as ações pedagógicas do colégio, que incentiva o desenvolvimento de projetos voltadas ao protagonismo estudantil. Um destes projetos é o Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), que foi premiado no “Movimento Global Criativos da Escola” (SP) e apresentado na “Be The Change Conference, em Pequim (China). “Essa atividade bem sucedida mostra que a pedagogia é o espírito da escola, por isso estamos com a prioridade da implantação dos coordenadores pedagógicos em todas as unidades. Imagine uma escola com esse potêncial tendo toda estrutura física para desenvolver os seus projetos”, enfatizou.

Na reunião também foram destacados as formações para professores. “Esperamos qualificar os educadores para prestarem o melhor atendimento nas escolas, por meio de formações no Instituto Anísio Teixeira. E tudo isso pensando territorialmente, não impondo uma mesma formação continuada a todos, mas valorizando as especificidades de cada região”, explicou Pinheiro.
A professora de Ciências e Biologia, Milena Lima, falou sobre a importância deste diálogo. “Essa postura mostra que temos um gestor comprometido com a melhoria da educação. Somos uma equipe forte e que nos dedicamos a fazer uma pedagogia motivadora para os estudantes. Nos incentiva muito essa visita e vamos dar continuidade ao nosso trabalho”, disse.

GAC
O projeto envolve estudantes de diferentes idades e que contribuem para mudar a realidade escolar, por meio do diálogo e do enfrentamento de questões como o bullying, o preconceito e a baixa autoestima. Em 2015, o GAC foi premiado no concurso “Desafios Criativos da Escola”, uma iniciativa do projeto “Criativos da Escola”, do Instituto Alana. Já em dezembro de 2016, a estudante Rayssa Rodrigues e a professora e orientadora, Simone Bocaiuva, apresentaram o projeto Be The Change Conference, em Pequim (China).