Secretário visita escolas da Cidade Baixa e do Subúrbio

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Os Colégios Estaduais Solange Hortélio e Teresa Helena Mata Pires, localizados, respectivamente, nos bairros do Uruguai, na Cidade Baixa, e Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram visitados, nesta quinta-feira (16), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro. Durante o encontro, Pinheiro percorreu as instalações e ouviu as demandas das comunidades escolares. Além disso, o secretário dialogou com gestores, professores e funcionários.

“O objetivo das nossas visitas às escolas é aproximá-las da Secretaria e, principalmente, envolver todas as unidades no projeto de reestruturação da rede, que é focado no eixo pedagógico; a escola conviver com atividades que completem o currículo regular, que pode ser desde uma horta à uma atividade de robótica; fazer transformações profundas, com foco no conteúdo pedagógico; manter o espírito de tornar o ambiente algo extremamente atrativo para impulsionar a escola com o objetivo de fazer crescer o índice de aprendizado não como quem busca um número do IDEB, mas quem busca, efetivamente, melhorias na escola”, declarou o secretário Walter Pinheiro.

O secretário falou sobre a importância destas visitas. “É deixar a escola dizer como as coisas podem mudar a partir de suas vivências, experiências e até suas vocações locais e territoriais, porque a escola tem muito mais condições de enxergar a sua realidade do que a Secretaria”, afirmou Pinheiro, ao ressaltar a necessidade da coordenação pedagógica. “Não vamos admitir mais nenhum colégio sem esta figura importante para o desenvolvimento do trabalho pedagógico”.

A vice-diretora do Teresa Helena Mata Pires, Antônia da Silva Pinto, falou como este diálogo contribui para a melhoria da escola. “É muito importante esta aproximação do secretário com a nossa comunidade escolar porque, a partir das visitas, ele conhece de perto as nossas necessidades. Temos uma área externa, por exemplo, que ele quer revitalizar para transformá-la em um espaço de lazer”, disse a gestora da unidade, que atente estudantes do Ensino Fundamental.