Secretário visita escolas no bairro São Cristóvão em Salvador

Fotos: Marçal Passos - Ascom/Educação

Mantendo uma agenda de visitas às escolas estaduais, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, acompanhado do superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e do coordenador executivo da rede física, Aurélio Pires, esteve nos colégios estaduais Helena Matheus e 15 de Novembro, na manhã desta quinta-feira (19), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Nas visitas, os gestores e funcionários dos colégios tiveram a oportunidade de dialogar com o secretário sobre questões relacionadas à infraestrutura, ações pedagógicas e expectativas para o início do ano letivo de 2017.

“Estamos fazendo uma espécie de prévia para o início das aulas e tentando trabalhar uma questão que na nossa visão é a mais importante, olhando as estruturas para a gente ver como adotar novos métodos, a questão pedagógica”. Nesse sentido, o secretário fala do modelo adotado pelo Colégio Estadual Vitor Soares, de Educação Especial, que ele visitou ontem. “O Vitor Soares é um colégio de Educação Especial, que adota exatamente o método que não tem mais nenhum aluno olhando a nuca do outro. Então, portanto, por que a gente não pode arriscar isso na nossa rede? Educação é aprender a ousar”, comenta.

Pinheiro fala que as escolas serão fortalecidas pedagogicamente. “É necessário que a Secretaria chegue também com apoio, com estrutura, com condições para podermos transformar as escolas. Mas o maior desafio de 2017 é essa questão pedagógica”, afirmou.

Para o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, esse acompanhamento direto nas escolas fortalece o olhar para a Educação Básica. “Eu considero essa iniciativa do secretário extraordinária para o que nós queremos quanto à transformação do projeto educacional baiano, porque não há possibilidade de você transformar uma realidade que não conhece. Ao fazermos esse movimento, nós estamos nos aproximando da escola. Dessa forma, podendo prover melhor as condições para seu bom funcionamento e, sobretudo, empoderar a sua autonomia. Quanto mais estiver forte a escola, mais ela poderá transformar a sua própria realidade”, destacou.

Sheila Sousa Gomes, mãe do estudante Emerson Cristian do Carmo, que vai cursar o 1° ano, no Colégio Estadual Helena Matheus, esteve na escola para tirar dúvidas sobre a matrícula, que será realizada de 24 a 31/01 e gostou do encontro com os gestores. “Estou muito contente de ver que a escola está se organizando para receber meu filho, limpando e buscando melhorias na estrutura”, afirmou.

Já no Colégio Estadual 15 de Novembro, dona Marlene Santos, mãe do estudante Marcus Vinícius Pereira Júnior, foi à unidade para conversar com a direção sobre o início das aulas, marcado para o dia 06 de fevereiro. “Gosto muito deste colégio e não tenho do que reclamar porque a direção é ótima e sempre está dialogando com os pais. Acho interessante o secretário vir aqui. Isso mostra que ele está empenhado na melhoria da educação”, comentou.