Secretário Walter Pinheiro visita escolas da rede estadual em Cajazeiras e Fazenda Grande

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

Os Colégios Estaduais Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV, e Dona Leonor Calmon e Eduardo Bahiana, ambos em Fazenda Grande II, receberam, nesta quinta-feira (28/12), a visita do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que percorreu as instalações das unidades. Acompanhado por uma equipe técnica e pelos gestores das unidades, o objetivo foi avaliar uma reestruturação da rede física e propor mudanças nas ofertas de ensino para a comunidade.

Para Pinheiro, os colégios possuem potencial para desenvolver uma metodologia pedagógica que promova uma educação integral. “As escolas têm espaços que podem ser ampliados e remodelados para atender muitas ofertas de ensino dando mais alternativas para os alunos e moradores da comunidade. Queremos ofertar algo que seja atraente para o aluno frequentar a escola durante todo o dia, podendo contribuir também para melhorar sua formação profissional para que ajude na renda de casa”, ressaltou.

Segundo a diretora Firmina de Azevedo, do Edvaldo Brandão, a importância da visita do secretário é poder sugerir propostas. “O perfil da unidade é muito voltado para o meio ambiente e sustentabilidade, e já pudemos ouvir algumas sinalizações neste sentido, desde um projeto para reutilizar a água da chuva até a criação de cursos de energia sustentável. Por isso é fundamental esse contato com a gente”, afirmou a gestora, que dirige a unidade com mais de 1800 estudantes do ensino médio (tempo formativo e tempo de aprender), além dos cursos técnicos de nível médio em Administração e Comércio.

Também no Dona Leonor Calmon, que em 2018 será transformado no Colégio da Policia Militar (CPM) - Dona Leonor Calmon, o diretor Luiz Carlos Guimarães, falou sobre a visita. “Venho acompanhando esse percurso do secretário nas escolas da rede estadual e posso afirmar que essa iniciativa fortalece a gestão da unidade que pode dialogar sobre as demandas da escola. Próximo ano estamos iniciando uma nova fase, onde com a entrada do CPM, voltaremos a ofertar 270 vagas no ensino fundamental, totalizando 1150 estudantes, incluindo o EJA noturno. Uma mudança recebida com bastante alegria pela comunidade”, enfatizou.