Segunda etapa do Censo Escolar

Já foi iniciada a coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica. O Ministério da Educação destaca que os diretores de escolas das redes municipais, federal e privadas têm até o dia 12 de março para informar se os alunos que frequentaram a unidade, no ano passado, foram aprovados, reprovados ou abandonaram.

Situação do Aluno 2012

Ofício circular das redes municipais, estaduais e outros 2012

“É um procedimento importantíssimo para o estado, o município e a própria unidade escolar. É através desse procedimento que sabemos como está o desenvolvimento dos estudantes, servindo assim para nortear as políticas públicas de educação”, pontua o coordenador do Censo Estadual, Marcos Pinho. De acordo com dados do Censo Escolar de 2011, havia 3,9 milhões de estudantes matriculados em cerca de 19 mil escolas baianas nas redes federal, estadual, municipais e privadas.

São estes dados de rendimento que vão dar origem a um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Ou seja, não responder ao Censo vai implicar diretamente no resultado do Ideb da unidade, do município e, também, do estado”, explica o coordenador do Censo Estadual.

Para informar os dados, os gestores devem acessar o sistema Educacenso, na página do Inep/MEC. Coordenadora do processo no estado, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia também disponibiliza no Portal da Educação o cronograma e detalhes sobre as novas regras de preenchimento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 71 3115 9171/ 9172/ 9153/ 9173/ 1306.