Segunda-feira (21/11) é o último dia de eleição na rede estadual

Segunda-feira (21/11) é o último dia de eleição nas escolas da rede estadual. Participam das eleições neste dia as escolas estaduais de mais 204 municípios do Polo 2, abrangendo Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Senhor do Bonfim e Guanambi. As eleições transcorreram normalmente nas escolas estaduais dos demais municípios do Estado, que já elegeram seus diretores e vice-diretores nos dias 16 e 17 de novembro.

O secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, convoca os pais, responsáveis, professores e estudantes acima de 12 anos para participar do processo eleitoral, ressaltando que “a participação democrática de todos para escolher os dirigentes escolares é fundamental para a melhoria da qualidade da educação na escola pública”.

O presidente da APLB Sindicato, o professor Rui Oliveira, considera a eleição “um fato histórico, um exercício da cidadania”, lembrando que “por muitos anos não tivemos eleições para dirigentes e, portanto, queremos preservar esse direito”.

Depois de três anos do último pleito, a comunidade escolar volta às urnas para escolher os dirigentes escolares por meio do voto direto, secreto e facultativo.  A novidade da eleição de 2011 é a composição completa da chapa eleitoral, com diretores e vice-diretores.

Vale destacar que após a eleição da equipe gestora, os estudantes, professores e Colegiado Escolar podem acompanhar o trabalho por meio da execução do plano de gestão. Se os dirigentes eleitos não cumprirem o plano proposto na campanha, o Colegiado poderá intervir e recomendar a destituição de tais dirigentes para os cargos assumidos.

Mais informações www.educacao.ba.gov.br