Seminário Interdisciplinar marca início das aulas em Serra Preta

Arte, Meio Ambiente, Tecnologia, Cultura de Paz e outros temas integram a programação do I Seminário Interdisciplinar do Colégio Estadual Renato Medeiros Neto, no município de Serra Preta (162 km de Salvador). O evento, que começa hoje, segunda-feira (7), segue até a sexta-feira (11) e vai reunir, além dos 650 estudantes do ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), pais, professores, funcionários e representantes da comunidade local.

Na palestra de abertura, os participantes serão motivados a pensar sobre as perspectivas para o mercado de trabalho, inclusive na condição de docentes. “Todos os temas do seminário, discutidos por meio de palestras, mesas-redondas e oficinas, perpassam pelo interesse dos jovens”, explica a diretora Nívea Maria Araújo.

“Eventos como esse ampliam a função social da escola, que trabalha não só em sala de aula, mas abre as portas para a comunidade. Além disso, é um momento de troca de experiências e construção coletiva do conhecimento”, ressalta a diretora.

Agricultura familiar – Outro tema relevantea ser discutido é a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Em 2011, o Colégio vai integrar o projeto de agricultura familiar, constituído de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais e assentamentos de reforma agrária. Com a Lei Federal nº 11.974/09, foi determinado que 30% da merenda escolar fornecida para as escolas públicas estaduais sejam de alimentos provenientes deste projeto.

A palestra sobre o tema vai contar com a participação de agricultores rurais da região e incentivar a produção, que vai contemplar os estudantes com um cardápio diversificado e mais saudável.

Confira a programação do Seminário:

Segunda-feira (07/02)
9h: Mesa-redonda Políticas Públicas para a Juventude.
Felipe Freitas - Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin) - Presidente Conjuve
Dionísio Neto - Senai / Fieb - Coord. de Negócios - Unidade Feira de Santana.
Sérgio Ribeiro - Secretário de Ação Social de Serra Preta

14h: Oficina Arte Urbana: Stencil
Ronivom Santana - Historiador

Terça-feira (08/02)
9h: Mesa-redonda Cultura de Paz na Escola.
Representantes de Entidades Civis e Religiosas.

14h: Oficina Modelagem Matemática.
Joubert Ferreira - NUPEMM / UEFS - Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática

Quarta-feira (09/02)
9h: Palestra “O Curso Normal e a Formação Docente”.
Luciana Moraes - SEC / Sudeb - Coordenação do Curso Normal Médio

14h: Oficinas
Saúde e Higiene Pessoal
Cultura de Paz
Química no cotidiano
Estudantes da UEFS

Quinta-feira (10/02)
9h: Mesa-redonda Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: Novas Políticas para a Melhoria da Qualidade de Vida.
SEC/Direc02, Codes Bacia do Jacuípe, Cooap, Coodapi, Amas, Str/Serra Preta.

14h: Oficinas
Alimentação e Saúde
Construção Coletiva do Cardápio do Cermn
Estudantes da UEFS

Sexta-feira (11/02)
9h: Oficina Novas Tecnologias: Inclusão Digital para a Inclusão Social.
NTE 03 - Núcleo de Tecnologia Educacional
Polo - Feira de Santana

14h: Oficina Importância da prática esportiva para a formação cidadã e a inclusão social.
Evódio Mauricio Oliveira Ramos
Coordenador de Educação Física - Direc 02 - Professor do Departamento de Educação - Uefs