Seminário virtual debate perspectivas para a Educação no município de Carinhanha

Com o tema “Educação no contexto da pandemia da Covid-19: novos tempos, novas possibilidades”, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, como convidada, nesta terça-feira (19), do I Seminário de Educação de Carinhanha. A atividade, realizada através da plataforma Google Meet, contou com a participação de gestores educacionais municipais e profissionais da Educação.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância de estreitar ainda mais a relação com os municípios, a exemplo de Carinhanha, tendo em vista o contexto da retomada das aulas pós-pandemia. "Nós teremos todos os cuidados de distanciamento; com a alimentação; com os professores, estudantes e servidores. Nós precisamos fazer um desenho para o retorno das atividades com muita responsabilidade, pois não queremos deixar ninguém correndo risco. É importante que a gente priorize a educação, mas, acima de tudo, que se priorize a vida. Perdas de familiares e amigos a gente não recompõe mais", destacou.

A prefeita de Carinhanha, Francisca Ribeiro, conhecida como Chica, falou sobre a importância de se reforçar a área da Educação. "O nosso grande desafio é fazer uma educação alternativa e criativa, que ultrapasse a sala de aula. A vacina chegou e estou feliz com esta possibilidade de colocar os alunos dentro da sala de aula novamente, pois criança não deve ir para a escola como um castigo ou por obrigação dos pais. A escola tem que ser um lugar que dá prazer, tanto para o professor, quanto para o estudante, que é peça fundamental nesse conceito que eu acredito para o meu município", salientou.

Para a coordenadora da Educação do Campo e da Educação Escolar Quilombola da SEC, Poliana Reis, o seminário foi construtivo. "Fizemos o exercício da reflexão sobre o que a pandemia tornou evidente no contexto da educação e qual o legado que ficará após todo este processo de adaptação e reinvenção, pelo qual passa a comunidade escolar. Teve como horizonte estratégico traçarmos planos e elencarmos novas possibilidades para a oferta de uma educação contextualizada, que atenda aos anseios da população, do campo e da cidade, na busca de que a escola cumpra a sua função social de oferta de aprendizagens e dos múltiplos conhecimentos que sirvam ao interesse do povo e para a intervenção da realidade social, no município de Carinhanha e em todo o estado da Bahia".

O seminário ainda contou com a participação da secretária municipal de Educação de Carinhanha, Darlene Freitas; do superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Wendell; e da professora do município, Rosa Belém.