Socialização de experiências é foco do I Encontro Estadual da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

O I Encontro Estadual da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), que tem abertura no Hotel Vilamar, em Salvador, às 19h, no dia 11 de maio, e prossegue nos dias 12 e 13, irá reunir representantes de 99 escolas contempladas de 68 municípios baianos. Consequência da etapa 2010 do projeto JA – Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola, o encontro visa à socialização e integração das experiências das comissões formadas.

“Esse evento se configura, sobretudo, num encontro formativo e exercício de posturas acadêmicas, propiciando aos participantes amplas vivências socioambientais. O evento será uma oportunidade das comissões apresentarem, oralmente e por meio de banners, os resumos que relatam o processo de constituição das COM – VIDA, os quais geram os anais do I Encontro”, considera Solange Rocha, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Um dos destaques do I Encontro Estadual da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida é a palestra com a coordenadora geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Raquel Trajber, doutora em Antropologia, que vai abordar o tema Panorama das COM-VIDA no Brasil. Veja a programação.

A coordenadora Solange Rocha, por sua vez, fará a apresentação do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). Já o técnico da coordenação de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, faz um panorama das COM-VIDA na Bahia, enfatizando a situação atual e perspectivas futuras.

Participam do evento 250 pessoas, entre professores, alunos, técnicos, gestores das Diretorias Regionais (Direc) e membros da Universidade Federal da Bahia. Além de palestras, constam na programação oficinas temáticas (ecobrinquedos, puffs com garrafa PET, reaproveitamento de resíduos e tintas naturais, entre outras) e feira de trocas solidárias.

Juventude em ação – O Projeto Juventude em Ação nasceu com o objetivo de promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) e elaboração da Agenda 21, no âmbito das unidades escolares da rede estadual de ensino. “Para isso, viabilizamos ações de mobilização, articulação e organização da comunidade escolar, promovendo, em particular, o protagonismo juvenil em consonância com as as políticas públicas estaduais”, destaca Solange Rocha.

Ação pioneira no Estado, o projeto Juventude em Ação é derivado de uma proposta capitaneada pelo MEC/Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) – que acatou a deliberação da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 2003, quando foi pontuada a necessidade da criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) nas escolas.

“O projeto surgiu como uma estratégia inovadora de mobilização e capacitação de jovens e professores da rede estadual de ensino, utilizando uma metodologia de caráter participativo e democrático”, recorda Solange Rocha. A metodologia para o processo de formação foi dividida em duas etapas.

A primeira agrupou as Direc em seis polos e, em cada um deles, foi realizado o processo formativo, abordando temas como ética, estética, ecologia, COM-VIDA, saúde ambiental e Agenda 21, entre outros. A segunda se constituiu na multiplicação dos conteúdos absorvidos pelos educadores e educandos ao longo das formações nos polos, nas unidades escolares contempladas. “Assim, estimulamos a formação das Comissões e a elaboração da Agenda 21”, completa a coordenadora.