Telesseminário revela boas práticas na área educacional

Com o objetivo de socializar boas práticas na área educacional, acontece na quarta-feira (26/10), o 3º Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar, às 13h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.  Parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com a Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), através do Comitê da Educação, o evento vai ser transmitido para todas as salas de videoconferência das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc). As inscrições podem ser feitas pelo site da Fieb e são gratuitas para gestores de instituições públicas.

Projetos - Entre os 20 projetos inscritos, foram selecionados três cases de boas práticas para ser apresentados no evento, que vai contar com a presença do subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Aderbal de Castro. Entre eles, está o projeto Horto Medicinal, do Colégio Estadual Casa Jovem II, no município de Igrapiúna. “O nosso projeto levou em consideração os saberes da terra dos pais dos estudantes. Fizemos uma pesquisa das ervas medicinais que são encontradas na região. Além disso, a iniciativa também envolve o cultivo de hortaliças, com novas técnicas de produção agrícola”, considera Francisco Nascimento, diretor da unidade.

A escola, também, foi destaque em 2010 com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil, concedido pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). “Todo este reconhecimento é muito importante. Além de dar visibilidade aos nossos projetos, fortalece a participação das famílias e dos estudantes, dividindo as experiências com outras unidades de ensino. O nosso trabalho extrapolou os muros e, hoje, está presente em nove comunidades da região”, disse o diretor.

Foram selecionados para o evento, ainda, os seguintes projetos: Sacola Mágica de Leitura, da escola municipalizada Prof. Antonio Gabriel de Oliveira, de Morro do Chapéu, e Qualidade Comprovada, do Centro Educacional Casa do Estudante, em Mucuri.

Ainda no Telesseminário, os participantes vão conhecer um exemplo de boa prática da cidade de Goiânia. A diretora da Escola Municipal Francisco Bibiano de Carvalho, Maria de Fátima Silva Cruz, vai falar sobre o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da unidade que, no ano passado, subiu de 3,8 para 7,1.

Troca de experiências - Além da participação no Telesseminário, as três instituições selecionadas vão receber, como prêmio, uma visita (duas pessoas de cada unidade) a uma instituição de ensino fora da Bahia, para acompanhar trabalhos desenvolvidos com sucesso em outras localidades, além de receber, cada uma, uma placa de reconhecimento na cerimônia do Prêmio Gestão Qualidade Bahia, em julho de 2012. Além disso, cada inscrito recebeu gratuitamente três vagas para a escola no Curso sobre Excelência da Gestão.

“É uma boa oportunidade para que os gestores da rede entrem em contato com práticas interessantes que estão sendo desenvolvidas nas próprias escolas públicas baianas. Também funciona como uma forma de incentivo, para que estes gestores participantes possam se inspirar e demonstrar boas práticas no futuro”, disse José Maria Dultra, superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar (Supec) e Coordenador do Comitê da Educação.