Termo de cooperação garante Educação Básica a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) assinou, nesta terça-feira (3), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), um termo de cooperação que garante a oferta da Educação Básica e Profissional, para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e medida cautelar de Internação Provisória. A iniciativa foi realizada durante cerimônia de certificação de 60 adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Salvador, localizada no bairro de Tancredo Neves, nos cursos de Padaria, Eletricista Industrial, Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração e Auxiliar de Manutenção de Edificações.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
O chefe de gabinete da SEC, Cézar Lisboa, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da parceria entre as instituições. “Esta ação segue a política estratégica da educação de promover a inclusão social dos jovens. Por isso, queremos garantir que tenham acesso à Educação Básica e que possamos também ofertar novos cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Queremos dar esta oportunidade para que possamos evitar ao máximo a reincidência deles”, disse.
 
A diretora geral da FUNDAC, Regina Affonso, ressaltou o papel da CASE no trabalho de ressocialização dos jovens. “O atendimento realizado proporciona ao jovem uma reintegração digna, formada por estrutura de saúde, educação, cultura e lazer, além dos cursos de profissionalização. Conseguimos atender uma parcela de pessoas entre 16 e 19 anos que possuem famílias com pouca estrutura financeira e damos a condição que voltem capacitadas para a sociedade”, disse.
 
Para o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, as certificações mostram o interesse dos jovens na qualificação profissional. “Esta qualificação proporciona aos jovens a possibilidade de contribuírem para a elevação da renda familiar. E esta condição, por meio da educação, promove a reabilitação deles, com cursos do PRONATEC, que podem ser ofertados com carga horária entre 160 a 500 horas”, afirmou.
 
Segundo H. S., 17, que ganhou certificação em no curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, o trabalho vai aumentar suas chances de um novo emprego. “Lá fora já vi diversas oportunidades nesta área e, quando soube que estariam oferecendo o curso, me inscrevi logo. Espero conseguir ajudar minha família com algo que gosto de fazer. Fico muito agradecido pela oportunidade de me qualificar”, disse.

Notícias Relacionadas