Território do Velho Chico será contemplado com novas unidades e ônibus escolares

Foto: Yasmim Marinho

A rede estadual de ensino dos municípios de Matina e Igaporã ganha o reforço de duas novas unidades escolares de tempo integral: os Colégios Estaduais Grandes Mestres Brasileiros e de Tempo Integral de Igaporã, que serão inaugurados pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (21). Para conferir os últimos detalhes antes das entregas às comunidades, a equipe técnica da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) realiza vistoria às suas dependências, nesta quinta-feira (20).

Com investimento de R$ 51,4 milhões, as duas novas estruturas construídas seguem o modelo que vem sendo adotado em toda a Bahia pelo Governo do Estado e contam com 12 salas climatizadas, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, guarita, subestação, biblioteca, espaço administrativo, além de quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo de futebol society com pista de atletismo.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destaca as entregas realizadas nesta semana. “Uma semana intensa de inaugurações: em Irará hoje,  aqui, em Matina e Igaporã amanhã e, em Esplanada, no sábado. Mais do que infraestrutura, são investimentos nas pessoas, no presente para garantir a permanência, a segurança alimentar, o futuro para nossos estudantes. Estamos entregando para a Educação da Bahia muito mais investimentos para continuar transformando a vida das pessoas”, afirma.

“A nova estrutura montada pelo Governo do Estado está permitindo a materialização do pensamento do educador baiano Anísio Teixeira. Vivenciar essa escola na prática, depois de 60 anos. Estamos atendendo uma demanda antiga da comunidade, oferecendo oportunidade aos nossos estudantes, principalmente, os da periferia e da comunidade rural, que jamais tiveram uma escola dessa qualidade. Eu tenho vontade de voltar a ser aluno nessa escola onde, hoje, sou diretor ", ressalta o gestor do Colégio Estadual de Tempo Integral Grandes Mestres Brasileiros, Gilvane Caldas Lima, do município de Matina, onde 562 estudantes são atendidos com a oferta Ensino Médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Técnico de Gestão em Negócios e Administração.

Educação no Território do Velho Chico

O Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE 2) integra 16 municípios do Oeste da Bahia. Para a sua diretora, Aline Lopes, nunca houve um investimento tão considerável na Educação do interior do estado. “Para nós, que estamos distantes da capital, é algo muito marcante porque está direcionado para quem mais precisa. Mas, não somente para a rede estadual do ensino, como também ampliamos para os municípios como todo, para as outras escolas, inclusive,  as das redes municipais que passam a usufruir desse espaço. Então, é um presente valioso, é motivo de muita alegria e de muita comemoração”.