Territórios do Sisal e do Portal Sertão recebem mais obras de infraestrutura, educação e esporte

Foto: Matheus Landim / GovBA

Depois da visita a Lamarão, na sexta-feira (31), o governador Jerônimo Rodrigues seguiu para Candeal, município também pertencente ao Território de Identidade do Sisal. Em Candeal, município de oito mil habitantes, a 180 quilômetros de Salvador, o chefe do executivo baiano deu a ordem de serviço para a restauração e pavimentação de 50 quilômetros das rodovias BA-233 e BA-411, no trecho que compreende o entroncamento da BR-324 (Tanquinho) – Candeal – Ichú e o entroncamento da BA-409 (Serrinha), além de anunciar a pavimentação de ruas da sede, construção de creche, reforma do estádio municipal e de uma quadra de esportes. Para essas obras serão aplicados recursos em torno de R$ 55 milhões de reais.

O governador falou da importância das ações em infraestrutura nos municípios visitados, além das outras obras entregues.” Foram investimentos na área de mercado, de pavimentação, de escola, de saúde, campo de futebol, mas o que mais impressiona é o investimento de estrada”, disse Jerônimo destacando a importância da segurança durante o deslocamento dos moradores das cidades e o transporte de mercadorias.

Em seguida, a comitiva seguiu para Tanquinho, 20 quilômetros de distância de Candeal, mas já no Território de Identidade do Portal do Sertão. No município foi feita a entrega do novo Mercado Municipal da cidade e a ordem de serviço para construção do Pelotão da Polícia Militar da Bahia.

“É o sentimento que a gente vê aqui todo mundo feliz, todo mundo vendendo, muitas frutas e outros produtos da agricultura familiar sendo expostos aqui. Esse é o lugar onde o nosso produtor, ao sair da roça, é o lugar que ele tem. Nossa agricultura familiar não é do supermercado. Por isso o governador, sabendo disso, está investindo muito aqui e a gente pode ver o tanto que vale a pena esse investimento, pela felicidade do nosso povo”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, Osni Cardoso.

“Ficou muito melhor. Tudo organizado, tudo arrumadinho. A feira melhorou 100% “, agradeceu o pequeno produtor, Gilson dos Santos, que vende produtos como milho, amendoim e laranja no novo equipamento.

No total, os investimentos do Governo do Estado em Tanquinho somam R$ 60 milhões. O município também ganhará uma nova Escola de Tempo Integral, que está com 78% das obras prontas e previsão de ser entregue em agosto próximo.

Mais mobilidade

A autorização da ordem de serviço para a restauração e pavimentação de 50km das rodovias BA-233 e BA-411, no trecho que compreende o entroncamento da BR-324 (Tanquinho) – Candeal – Ichú e o entroncamento da BA-409 (Serrinha) foi detalhada pelo superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes.

“É uma rodovia estruturante, que vai ser toda pavimentada em concreto betuminoso usinado à quente, tipo de asfalto utilizado nas rodovias federais, substituindo o Tratamento Superficial Duplo (TSD), especial simples, construído há algumas décadas atrás, e que não suportou o tráfego gerado pelo crescimento da região do Sisal”, explicou Pontes. A obra deverá ser entregue em um ano, com investimento de R$ 46 milhões.

Em infraestrutura, ainda foi celebrado um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) para a pavimentação em paralelepípedo das ruas da sede de Candeal, com 18 km de extensão, e drenagem das ruas do bairro Lago Azul.

Repórteres: David Mendes e Simônica Capistrano/GOVBA