Tradições do rio Paraguaçu são resgatadas em projeto

Palavras-chave:
Fotos: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Com o projeto “Paraguaçu – Encantos e Desencantos do Velho Rio”, os estudantes do Colégio Estadual Álvaro Augusto da Silva, no bairro do IAPI, em Salvador, desenvolveram, por meio de pesquisa, o perfil das histórias e tradições de municípios ligados ao Rio Paraguaçu. O caminho do conhecimento percorreu as cidades de Andaraí, Rio de Contas, Maragogipe, Mucugê, Ituaçu, Saubara e Cachoeira, além do distrito de Igatu, envolvendo os alunos em uma jornada de bastante aprendizado.
 
“A ideia foi resgatar os diversos aspectos desses municípios, valorizando a tradição da comunicação oral que vem se perdendo com advento das tecnologias. Como sempre tive interesse no Rio Paraguaçu, ele acabou sendo o laço em comum entre os municípios, que foram bastante importantes para a formação histórica da Bahia”, explica Lucielma Andrade, vice-diretora e organizadora do projeto.
 
A ação foi dividida em três etapas. Os alunos, divididos por turma, realizaram pesquisas e trabalho escrito, além de apresentações cênicas em sala de aula. “Foi muito divertido realizar o trabalho porque pudemos aprender mais sobre os municípios. Nas apresentações artísticas, pudemos mostrar a tradição dos garimpeiros, o baile de máscara e o Corpus Christi da cidade de Rio de Contas, utilizando a dança, a poesia e as roupas típicas”, destaca a estudante do 6º ano, Maria Júlia Santos, 12 anos.
 
Já para abordar o município de Cachoeira, a estudante do 9º ano, Nayane de Oliveira, utilizou um pouco do seu conhecimento, contribuindo na produção do trabalho. “Tenho amigos nascidos na cidade e tinha ouvido falar sobre a cultura local. Mas sempre podemos conhecer ainda mais,  já que o local é o berço da nossa independência e possui a tradicional ‘Festa da Boa Morte’”, ressalta. Ela também considera que “é muito importante a escola promover esses projetos porque podemos trabalhar em grupo e aprender de forma diferente, o que nos motiva muito”.

Notícias Relacionadas